A sua privacidade é importante para a Ynnov. Por isso, esta política de privacidade, alinhada com o RGPD, torna transparente como recolhemos os dados, com que finalidade, como são usados, quem os usa, com quem são partilhados, como são guardados e quanto tempo são retidos até serem destruídos. Pode consultar a nossa política relativamente a:
- Aspetos gerais
- Aspetos específicos:
- Utilização do website ynnov.pt
- Utilização da versão de demonstração da plataforma Ynnov
- Utilização da plataforma de gestão de alojamento local Ynnov
Aspetos gerais
Posso saber os dados pessoais que a organização mantém sobre mim?
A Ynnov apenas mantém os dados pessoais cedidos por si, no normal exercício da nossa atividade e para as finalidades previstas na presente Política de Privacidade. A seu pedido pode, em qualquer altura, confirmar quais as informações que temos sobre si e como são processadas.
Posso pedir a alteração ou remoção dos meus dados pessoais?
Se desejar, em qualquer altura, pode fazer o pedido de alteração dos seus dados pessoais ou de remoção manual dos mesmos, através dos contactos abaixo listados. Adicionalmente, no que se refere ao envio de comunicações de email marketing (newsletter), poderá também remover a sua subscrição diretamente na própria newsletter, clicando na opção “Cancele aqui a subscrição” (no rodapé).
Detalhes de contacto do Responsável da Proteção de Dados:
Morada: YnnovBooking, Lda., Rua do Vilar, Ed. Olympus - Lojas 10/12 4710-409
Braga E-mail:
dpo@ynnov.pt Alterações à política de privacidade
Esta política de privacidade poderá ser alterada a qualquer momento, sem aviso prévio, e estará sempre disponível para consulta no nosso website. Recomendamos a sua consulta periódica. A data da última atualização estará sempre visível no fim do presente aviso.
Aspetos Específicos
Além dos aspetos gerais acima referidos, que são aplicáveis transversalmente a todas as interfaces da Ynnov (website, demo e software), aplicam-se também alguns aspetos específicos, que variam de interface para interface, e que são abaixo listados.
Utilização do website ynnov.pt
A informação que recolhemos
Informações pessoais como o seu nome, email, telefone e empresa são recolhidas apenas quando nos são enviadas por si através de formulário ou similar. Pode ocorrer nas seguintes situações: pedido de acesso gratuito à plataforma, pedido de agendamento de demonstração, pedido de subscrição de plano de pagamento, subscrição da newsletter, preenchimento de formulário de contacto e interação com o chatbot.
Informações técnicas (como detalhes sobre o seu dispositivo e endereço IP) podem ser recolhidas para fins estatísticos, através do Google Analytics, Google Ads e Facebook Pixel.
Por que é que recolhemos e armazenamos dados pessoais?
Para que lhe possamos fornecer as informações solicitadas, precisamos de recolher dados pessoais. No entanto, a informação que recolhemos encontra-se segura, com procedimentos de segurança ajustados. As suas informações pessoais não são partilhadas com terceiros.
Como é que utilizamos os dados pessoais recolhidos?
Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para manter as suas informações precisas e atualizadas e não as manter por mais tempo do que é necessário, de acordo com o respetivo fim. Serão utilizadas apenas para as finalidades previstas, pelas respetivas pessoas com a responsabilidade que lhe foi atribuída.
A informação recolhida é utilizada com as seguintes funcionalidades:
Informamos, também, que no normal funcionamento da plataforma coexistem duas entidades:
- Fins administrativos internos;
- Criação de utilizador temporário à versão de demonstração do software Ynnov (quando aplicável);
- Contacto e envio de comunicações (por telefone, email, newsletter ou outros), no âmbito de estratégias comerciais e de marketing.
A licitude do tratamento dos dados pessoais recolhidos, para as finalidades supra-mencionadas, baseia-se no consentimento prestado por si à Ynnov pela aceitação dos Termos e Condições, Política de Privacidade e Política de Cookies.
Partilha dos seus dados pessoais
De forma a promovermos os nossos produtos e serviços e/ou para cumprirmos com os procedimentos internos, poderemos ter a necessidade de designar uma outra organização que, sob a alçada da Ynnov, trate ou armazene os seus dados pessoais. Tais operações poderão incluir organizações de processamento de pagamentos, sistemas de contacto, sistemas de gestão de clientes, ou qualquer outra que se demonstre essencial para o funcionamento da Ynnov.
Igualmente, poderemos ter necessidade de divulgar os seus dados pessoais com terceiros para:
- Cumprir com um dever legal ou regulamentar;
- Fazer valer os nossos Termos e Condições ou outros procedimentos contratuais, se necessário;
- Auxiliar, legalmente, as autoridades para a prevenção ou deteção de crime ou atividade terrorista.
Para o bom funcionamento administrativo, poderemos ter necessidade de armazenar os seus dados pessoais junto dos nossos parceiros, que foram cuidadosamente selecionados e que garantem uma total confidencialidade e segurança dos mesmos. Estes parceiros poderão mudar, sem que isso acarrete a necessidade de aviso. No entanto, os seus dados pessoais estão seguros e não serão divulgados. Para segurança dos seus dados pessoais, estes só serão partilhados se tiver consentido de forma expressa (pela aceitação dos nossos termos e condições), ou se algum dos pontos mencionados acima se aplicar.
Algumas das organizações com as quais trabalhamos poderão estar situadas fora de Portugal e da União Europeia, em países que não protegem os seus dados de forma tão ampla quanto em Portugal. Nesses casos, tomaremos todas as medidas adequadas para garantir que os seus dados sejam armazenados e protegidos de acordo com a nossa política de privacidade em vigor.
Cookies
Os cookies são utilizados para proporcionar uma melhor experiência de navegação e para monitorizar e analisar a utilização do website. Um cookie é um elemento de dados guardado no seu dispositivo. Algumas páginas podem utilizar cookies para recolher informações agregadas de uso, para melhorar o funcionamento do site. Os cookies também podem ser usados para lembrar certas escolhas que faz. Os nossos cookies não recolhem informação pessoal. O utilizador pode configurar o seu browser para recusar os cookies, porém, nesse caso, o website ou partes do mesmo podem não funcionar corretamente.
Fins estatísticos, retargeting e públicos personalizados
As informações técnicas como dispositivo e IP que sejam recolhidas pelos cookies poderão ser utilizadas para fins estatísticos, de direcionamento comportamental de anúncios publicitários da Ynnov e para rastreamento de conversões no website da Ynnov (através de estatísticas, retargeting, públicos personalizados e rastreamento de conversões do Google Analytics, Google Ads e Facebook Ads). Assim, estas informações técnicas serão partilhadas com a Google e Facebook e poderá ver anúncios da Ynnov em sites e aplicações terceiras das redes publicitárias destas entidades. Os seus dados pessoais, contudo, nunca serão recolhidos pelos cookies, portanto nunca serão partilhados. Caso não deseje que estas informações técnicas sejam partilhadas, basta que recuse os cookies.
Utilização da versão de demonstração da plataforma Ynnov
Criação de utilizadores temporários
É criado um utilizador temporário para aceder à versão de demonstração da plataforma Ynnov quando preenche no website ynnov.pt, os formulários de pedido de acesso gratuito à plataforma ou pedido de agendamento de demonstração.
Os utilizadores temporários têm uma validade de 15 dias, a partir do momento da sua criação. Findo este período, caso seja necessário, poderá criar um novo utilizador pelo mesmo método.
A informação que recolhemos
Na versão de demonstração do software Ynnov não são recolhidos dados pessoais. No utilizador temporário criado, estarão, contudo, listados os dados de nome e email que nos enviou quando preencheu no nosso website o formulário de pedido de acesso gratuito à plataforma ou pedido de agendamento de demonstração. Essa informação encontra-se segura, com procedimentos de segurança ajustados. As suas informações pessoais não são partilhadas com terceiros e encontram-se alojadas na União Europeia.
Não deve inserir dados pessoais na demo
Atenção, a versão de demonstração do software Ynnov é partilhada por todos os utilizadores que solicitem acesso à mesma. À exceção dos dados listados em Menu do Utilizador > Perfil (nome e email), que são apenas visíveis para si, todos os outros dados que inserir na plataforma estarão visíveis para todos os utilizadores que a ela acedem.
Assim, não deverá inserir qualquer tipo de dados pessoais ou dados reais do seu negócio, sob risco de os mesmos ficarem visíveis para toda a gente. A Ynnov declina toda a responsabilidade sobre dados deste género que sejam inseridos na versão de demonstração e que, por esse motivo, sejam assim revelados a outros utilizadores.
Utilização da plataforma de gestão de alojamento local Ynnov
Dados do cliente - a informação que recolhemos
Informações pessoais como o seu nome e contactos são recolhidas no âmbito da adjudicação do software Ynnov, através do formulário do setup por si submetido. Serão também recolhidos estes dados quando solicitar a criação de utilizadores para a sua conta Ynnov que estejam associados a dados pessoais.
Posteriormente, outros dados de contacto (seus ou da sua equipa) que sejam também usados para comunicar com as equipas Comercial e Helpdesk da Ynnov, serão também guardados, caso não se manifeste em contrário.
De forma a promovermos os nossos produtos e serviços e/ou para cumprirmos com os procedimentos internos, poderemos ter a necessidade de designar uma outra organização que, sob a alçada da Ynnov, trate ou armazene os seus dados pessoais fornecidos no formulário de setup e pedidos de utilizadores. Tais operações poderão incluir organizações de processamento de pagamentos, sistemas de contacto, sistemas de gestão de clientes, ou qualquer outra que se demonstre essencial para o funcionamento da Ynnov. Neste caso, aplicam-se os pressupostos enunciados no capítulo “Utilização do website ynnov.pt” (ponto “Partilha dos seus dados pessoais”).
Dados do cliente - por que é que recolhemos e armazenamos dados pessoais
Para que possamos criar a sua conta Ynnov e respetivos acessos, bem como comunicar consigo no âmbito da mesma, precisamos de recolher dados pessoais. No entanto, a informação que recolhemos encontra-se segura, com procedimentos de segurança ajustados. As suas informações pessoais encontram-se alojadas na União Europeia, serão utilizadas unicamente para os fins propostos, pelas respetivas pessoas com a responsabilidade que lhe foi atribuída e serão mantidas apenas pelo tempo estritamente necessário, de acordo com o seu respetivo fim. Não são partilhadas com terceiros (à exceção de integrações do marketplace Ynnov, solicitadas por si e feitas com o seu conhecimento).
Dados do cliente - como é que utilizamos os dados pessoas recolhidos?
A recolha, armazenamento e utilização das informações que forem fornecidas estão alinhadas com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia. Nós faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para manter as suas informações precisas e atualizadas e não as manter por mais tempo do que é necessário, de acordo com o respetivo fim. Serão utilizadas apenas para as finalidades previstas, pelas respetivas pessoas com a responsabilidade que lhe foi atribuída.
A informação recolhida é utilizada com as seguintes funcionalidades:
- Fins administrativos internos;
- Execução dos serviços prestados;
- Contacto e envio de comunicações (por telefone, email, newsletter ou outros), no âmbito de estratégias comerciais e de marketing;
- Cumprimento de obrigações legais às quais a Ynnov se encontre sujeita;
- Marketplace: no âmbito de algumas integrações com entidades terceiras (por exemplo, SEF ou outras), serão partilhados os dados pessoais necessários e previstos. No entanto, os dados estão devidamente protegidos e só são compartilhados se a integração for solicitada pelo próprio cliente.
A licitude do tratamento dos dados pessoais recolhidos, para as finalidades supra-mencionadas, baseia-se no consentimento prestado por si à Ynnov pela aceitação dos Termos e Condições, Política de Privacidade e Política de Cookies.
Dados do hóspede - como são recolhidos e armazenados
No que diz respeito aos dados pessoais dos hóspedes (toda a informação que permite definir uma pessoa singular, quer ela esteja identificada ou seja identificável a partir dos dados), a plataforma Ynnov age também em conformidade com o RGPD. Garantimos que o tratamento dos dados pessoais dos hóspedes (como nome, nº de passaporte, data de nascimento, etc) destinam-se única e exclusivamente ao normal funcionamento da atividade, nomeadamente para efeitos de processamento de reservas e cumprimento de obrigações legais (como Boletins SEF e faturação). As informações pessoais são partilhadas apenas com o gestor dos alojamentos (o nosso cliente e demais utilizadores a que este tenha dado acesso) e encontram-se alojadas na União Europeia. Serão utilizados unicamente para os fins propostos, pelas respetivas pessoas com a responsabilidade que lhes foi atribuída. A plataforma está devidamente equipada com as medidas necessárias, como é o caso da encriptação de dados e/ou eliminação dos mesmos após o tempo estritamente necessário, de acordo com o seu respetivo fim.
Dados do hóspede - em caso de não renovação
Adicionalmente, alertamos que, findo o período de subscrição contratado e não havendo lugar a uma renovação, os dados serão todos apagados terminado o período legal das obrigações vigentes. Nesta situação, e caso o gestor deseje manter esses dados, deve exportá-los previamente, antes do fim da subscrição.
Dados do hóspede - responsabilidade pelos dados
Informamos, também, que no normal funcionamento da plataforma coexistem duas entidades:
- Data Processor: A plataforma Ynnov é considerada um data processor, ou seja, processa os dados que chegam tanto dos canais como aqueles que são inseridos na plataforma pelo cliente e pelo hóspede (p. ex. criação de ficha de cliente ou preenchimento de formulário de check-in online);
- Data Controller: O cliente que requisitou o serviço prestado pela Ynnov é considerado o administrador dos dados, na medida em que pode controlar os dados que chegam até si através das várias plataformas (p. ex. Booking, Airbnb, Expedia, Ynnov, formulário de check-in online, etc). O administrador dos dados tem acesso aos dados pessoais dos hóspedes, podendo exportá-los, manipulá-los, imprimi-los, etc, e como tal é considerado o responsável pela proteção dos mesmos.
Data da última atualização: Setembro 2023