O presente documento tem por objetivo regular e estabelecer as condições da prestação de serviços da plataforma Ynnov:
- Ynnov
- Propriedade intelectual
- Software Ynnov
- Aplicação para dispositivos móveis
- Versão de demonstração
- Adjudicação e subscrição
- Planos
- Adjudicação
- Subscrição/permanência
- Upgrades
- Downgrades
- Renovação
- Livre resolução
- Rescisão
- Utilização do software
- Suporte
- Atualizações
- Manutenções
- Responsabiilidade do cliente
- Pagamentos de reservas e serviços
- Módulos WEB/Motor de Reservas
- Módulo Faturação Certificada
- Canais de distribuição/OTAs
- Comunicação ao SEF
- Marketplace
- Overbooking
- Outros
- Lei aplicável e foro competente
- Alterações aos Termos e Condições
- Contactos
Ynnov
Propriedade intelectual
A empresa tecnológica YnnovBooking, Lda. com escritórios na rua do Vilar Nº 6, Ed. Olympus Lojas 10-12, 4710-409 Braga – Portugal, é proprietária da plataforma de gestão de alojamentos denominada Ynnov e do software de faturação certificado YnnovFAT. É igualmente detentora da marca nacional YnnovBooking, registada com o Nº 602814 junto do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
Software Ynnov
O software Ynnov é uma solução tecnológica baseada na cloud, que permite uma gestão centralizada de toda a informação inerente à atividade de gestão de alojamentos locais, hostels e hotéis. Para aceder, não carece de instalação, apenas de uma ligação à internet. Encontra-se desenvolvida para as plataformas web e mobile (iOS e Android) e contempla um conjunto alargado de funcionalidades, das quais se destacam os seguintes módulos:
- Channel manager
- Sistema de gestão (PMS - Property Management System)
- Aplicação para dispositivos móveis
- Website
- Motor de reservas
- Comunicação SEF
- Emails e SMS
- Housekeeping
- Check-in online
- Taxa Municipal Turística
- Alojamentos
- Reservas
- Hóspedes
- Notificações e alertas
- Sistema de faturação certificada (YnnovFAT)
- Pagamentos
- Proprietários
- Serviços adicionais
- Estatísticas
- Finanças
- Manutenção
- INE/SREA
- Chaves Digitais
- Staff
- Automatismos
Aplicação para dispositivos móveis
A app mobile YnnovBooking (Android e iOS) contempla, compreensivelmente, um conjunto mais restrito de funcionalidades relativamente à versão web. No entanto, com a respectiva aplicação instalada no seu dispositivo móvel e acesso à internet, poderá efetuar praticamente todas as operações recorrentes no dia a dia.
Versão de demonstração
A versão de demonstração do software Ynnov permite aos potenciais clientes visualizar como funciona o software e as suas funcionalidades. Não se trata de um trial, mas sim de uma versão de demonstração, abastecida com dados fictícios de alojamentos, reservas e hóspedes, para que consiga ter uma perceção bastante abrangente de como funcionará a versão real.
Alertamos para o facto de esta versão ser partilhada por todos os utilizadores que solicitem acesso à mesma. Por esse motivo, não deverá inserir qualquer tipo de dados pessoais ou dados reais do seu negócio, pois estes ficarão visíveis para toda a gente. A Ynnov declina toda a responsabilidade sobre dados deste género que sejam inseridos na versão de demonstração e que, por esse motivo, sejam assim revelados a outros utilizadores.
O acesso à versão de demonstração pode ser solicitada no website da Ynnov. Os dados de acesso têm uma validade de 15 dias. É possível solicitar novos dados após este período.
Adjudicação e subscrição
Planos
Os planos de preço Ynnov estão disponíveis para consulta no website da Ynnov. A todos os valores acresce sempre IVA à taxa legal em vigor. Os planos incluem sempre o valor do setup inicial (pagamento único relativo à criação/configuração da sua conta e à formação) e o valor relativo à subscrição Ynnov (Channel manager + sistema de gestão PMS). Consoante as necessidades do cliente, poderão ser adicionados (ou não) os módulos opcionais de faturação certificada, motor de reservas ou WEB.
O plano aplicável é definido em função do tipo de alojamento (alojamento local, hotel ou hostel) e do número de unidades. Relativamente aos hostels, o tipo de plano aplicável será definido em função do que for maioritário. Ou seja, se forem mais dormitórios que quartos privados, aplica-se o plano de hostel. Se forem mais quartos privados que dormitórios, aplica-se o plano de quartos. De uma forma ou de outra, será sempre aplicado um valor extra por cama para o total de camas de todos os dormitórios.
Nos planos da Ynnov, é considerado como uma unidade cada unidade reservável pelo hóspede (ou seja, o anúncio). Consideremos o exemplo de uma casa com dois quartos:
- Se é disponibilizada apenas a casa por inteiro, conta como uma unidade;
- Se é disponibilizada ao quarto, conta como duas unidades;
- Se tanto é disponibilizada a casa inteira como ao quarto, conta como três unidades.
De qualquer forma, a nossa equipa comercial está sempre à disposição para esclarecer qualquer questão que tenha.
Adjudicação
Para se tornar cliente Ynnov, basta manifestar o seu interesse junto da nossa equipa comercial, que lhe solicitará os dados necessários à abertura da sua ficha de cliente e lhe enviará o que precisa para oficializar a adjudicação.
O processo de adjudicação inicia-se com o pagamento do valor correspondente ao setup inicial e o preenchimento do formulário disponibilizado (onde constam todas as informações necessárias às configurações). Realizados estes dois passos, o processo é passado à equipa de implementações da Ynnov, que avança com as integrações, configura a conta, agenda e ministra a formação. No dia em que a conta é criada, é ativada para pagamento a subscrição do serviço (que poderá ser semestral ou anual, conforme opção do cliente).
Uma vez que a Ynnov opera no formato SaaS (software as a service/software como um serviço), não há lugar à assinatura de um contrato. A adjudicação prevê a aceitação dos presentes Termos e Condições no formulário de setup, momento a partir do qual é considerada a contratualização entre ambas as partes nas condições aqui descritas.
Subscrição/permanência
A subscrição da Ynnov pode ser semestral ou anual, consoante a escolha do cliente. A permanência mínima são sempre seis meses. O pagamento da subscrição é feito na íntegra no início da mesma, para a totalidade do período subscrito. A ausência de pagamento dentro do prazo definido, implica a suspensão do acesso à conta.
As condições da subscrição aplicam-se à subscrição em vigor. Aquando da renovação, aplicar-se-ão as condições em vigor nesse momento.
Upgrades
O cliente pode, em qualquer altura, fazer o upgrade da sua conta, seja em termos de número de unidades (que impliquem mudança de plano) ou de módulos opcionais. Para tal, deverá entrar em contacto com a equipa de helpdesk ou comercial.
Os upgrades apenas avançam para implementação após pagamento do mesmo. Uma vez que se trata de uma atualização da subscrição em vigor, o valor a pagar será sempre o diferencial aplicável x o número de meses em falta para o fim da subscrição.
Downgrades
O cliente pode, em qualquer altura, fazer o downgrade da sua conta, seja em termos de número de unidades (que impliquem mudança de plano) ou de módulos opcionais. Para tal, deverá entrar em contacto com a equipa de helpdesk ou comercial.
As alterações solicitadas serão feitas na primeira oportunidade da equipa de implementações. Nestes casos, não há, contudo, lugar a qualquer ressarcimento do valor previamente pago, independentemente do tempo restante. Na renovação seguinte, já se aplicará o valor do novo plano correspondente.
Renovação
Um mês antes da data da renovação, surgirá um aviso na plataforma a alertar para esse facto. Nessa altura, na área da subscrição, já estarão disponíveis não só os valores aplicáveis, como também as respetivas referências para poder proceder à renovação. A ausência de pagamento da renovação até ao prazo definido, implica a suspensão do acesso à conta.
Livre Resolução
Tal como definido no Decreto-Lei nº 24/2014 (e as respetivas alterações introduzidas pela Lei nº 47/2014), o cliente tem direito à livre resolução do contrato nos 14 dias seguintes à submissão do formulário de setup (considerado como contratualização dos serviços).
Caso pretenda que a prestação dos serviços (criação da conta) se inicie ainda dentro deste período, deverá manifestar essa intenção assinalando o respetivo campo no formulário do setup. Tenha em atenção que, tal como previsto no artigo 15º do Decreto-Lei, se manifestar essa intenção e vier, ainda assim, a exercer o direito de livre resolução o valor do setup inicial não será devolvido, equivalendo ao montante proporcional do serviço efetivamente prestado.
Para exercer o seu direito à livre resolução, deverá preencher
este formulário e enviá-lo à Ynnov.
Rescisão
O cliente pode solicitar, a qualquer momento, a rescisão do serviço. Basta, para isso, enviar um email para
help@ynnov.pt. Contudo, não haverá lugar a qualquer ressarcimento do valor previamente pago, independentemente do tempo restante.
Aplicam-se as seguintes condições:
- Sistema de gestão (PMS): O acesso ao PMS será mantido até ao final do prazo previsto da subscrição, salvo indicação em contrário do cliente. Antes do final desse prazo, o cliente deverá exportar da sua conta toda a informação necessária;
- Channel manager: Em qualquer altura, poderá desconectar o nosso channel manager diretamente nas suas contas dos canais de distribuição. As contas que não forem desconectadas até à data de término da subscrição, serão posteriormente desconectadas por nós (do nosso lado) no final da subscrição mas, para ficar completo, este processo terá de ser finalizado por si diretamente nos canais. Relembramos que, uma vez feita a desconexão, caso queira vir a retomá-la, aplicar-se-ão custos de um novo setup e subscrição;
- Módulos adicionais: O acesso aos seus módulos adicionais será mantido até ao final do prazo previsto da subscrição, salvo indicação em contrário do cliente. Antes do final desse prazo, o cliente deverá tomar todas as ações necessárias.
Utilização do software
Suporte
Os clientes Ynnov têm incluído na sua subscrição, sem qualquer tipo de custo adicional, o suporte da equipa de Helpdesk. Este apoio funciona de segunda a sábado, em horário de expediente, por um sistema de tickets. Os contactos telefónicos estão reservados para situações excecionais, em que a nossa equipa conclui que não é possível resolver a situação em causa por email.
Assim, sempre que necessitar do apoio da nossa equipa de Helpdesk, o cliente deverá enviar um email para
help@ynnov.pt, e nele detalhar a questão para a qual precisa de suporte. As respostas são tratadas por ordem de chegada, com a maior brevidade possível e com especial atenção a questões que possam ser particularmente urgentes.
Na primeira semana após a formação de um novo cliente, contudo, está prevista, a título excecional, uma semana de apoio telefónico.
Por fim, em caso de dúvidas mais complexas, os clientes têm a possibilidade de solicitar a realização de uma mini-formação (uma sessão zoom de 15 minutos), a agendar mediante a disponibilidade da equipa e os horários pré-definidos para as mesmas.
Atualizações
A Ynnov é uma plataforma em constante renovação, tratem-se de novas versões do software ou de novas funcionalidades/configurações inseridas na versão atual. Faz parte do compromisso da Ynnov, trabalhar na melhoria constante do sistema, de forma a dar resposta às novas necessidades dos profissionais de mercado.
As sugestões dos nossos clientes são todas tidas em conta. Apesar de não ser possível atender a todas (uma vez que não se trata de um software desenvolvido à medida), todas as sugestões são registadas pela equipa de gestão de produto e, se se tornarem transversais para um número significativo de clientes, avançam na lista de prioridades de desenvolvimento até chegarem ao momento de execução.
Todas as atualizações lançadas são disponibilizadas gratuitamente para todos os clientes ativos.
Manutenções
As manutenções ao software por norma são comunicadas com antecedência e realizadas durante a madrugada, fora do horário de maior utilização. No entanto, de forma muito esporádica, poderá ser necessária uma intervenção não programada.
Durante as manutenções, apenas fica restringido o acesso do cliente à sua conta Ynnov. Os automatismos de sincronização dos canais e reservas continuam, contudo, a funcionar normalmente durante esse período.
Responsabiilidade do cliente
O cliente é responsável por todo o conteúdo, informação e configurações que insira diretamente na sua conta, bem como pela atividade que nela ocorra, ainda que realizado por outros utilizadores que não o próprio (que tenham sido criados a pedido do cliente ou a quem este tenha cedido os dados de acesso).
A Ynnov não é responsável por qualquer incumprimento de obrigações legais do cliente, nomeadamente erros no processamento de qualquer imposto/taxa/tarifa, ou o não cumprimento de envio (ou envio fora de prazo) de informação obrigatória às entidades legais competentes, como por exemplo AT, INE e SEF.
Pagamentos de reservas e serviços
Só são geridos através da plataforma os recebimentos relativos a reservas efetuadas através do Motor de Reservas Ynnov (ver ponto Módulos WEB/Motor de reservas) e respetivos serviços que sejam acrescentados a essa reserva pelo hóspede no momento em que a realiza. Todos os outros pagamentos terão de ser geridos através dos meios dos respetivos canais de distribuição ou de meios próprios do cliente.
Módulos web/motor de reservas
Os módulos WEB (website + motor de reservas) ou Motor de Reservas são módulos opcionais que podem ser acrescentados à subscrição Ynnov. Tal como a plataforma, são disponibilizados como um serviço, pelo que apenas se mantêm disponíveis para o cliente enquanto a subscrição do respetivo módulo estiver ativa.
A Ynnov insere no website/motor de reservas os conteúdos enviados pelo cliente, não havendo lugar a verificações ou correções. Por essa razão, a Ynnov declina qualquer tipo de responsabilidade por erros ortográficos, traduções, uso indevido de imagens com licença, etc. Mesmo nos conteúdos modelo sugeridos pela Ynnov, a responsabilidade de verificar a adequação, aplicabilidade e legalidade dos mesmos é sempre do cliente, que poderá solicitar as alterações necessárias.
O cliente que subscreva um destes módulos terá de efetuar o seu registo nos gateways de pagamento pretendidos, de entre a lista de integrações disponíveis, e inserir na sua conta Ynnov as informações necessárias de forma a ativar a integração. A Ynnov disponibiliza informação sobre os passos a seguir para a configuração dessas contas na Ynnov, mas questões relacionadas à criação e configuração das contas nos gateways de pagamento terão de ser verificadas junto das respetivas entidades.
Poderá consultar informação mais detalhada sobre os módulos
WEB e
Motor de Reservas nos respetivos artigos do nosso centro de ajuda.
Módulo faturação certificada
O YnnovFAT é um software de faturação simplificada, certificado pela Autoridade Tributária e desenvolvido para dar suporte à Ynnov. Tal como a plataforma, é disponibilizado como um serviço, pelo que apenas se mantém disponível para o cliente enquanto a subscrição do respetivo módulo estiver ativa.
Cada conta de faturação YnnovFAT apenas pode estar associada a um NIF/NIPC emissor. No entanto, podem estar associadas várias contas de faturação a uma mesma subscrição Ynnov (custos adicionais aplicáveis).
Poderá consultar informação mais detalhada sobre o módulo
Faturação Certificada no respetivo artigo do nosso centro de ajuda.
Canais de distribuição/OTAs
O cliente tem de criar conta, previamente nos canais de distribuição em que pretende estar presente e criar, dentro de cada canal, os respetivos anúncios dos seus alojamentos. A equipa da Ynnov não cria anúncios para os clientes nem é possível fazê-lo diretamente através do software.
Os mapeamentos dos anúncios são efetuados pela equipa da Ynnov, sendo para isso necessário que o cliente forneça à nossa equipa o seu acesso à extranet dos canais.
Todas as configurações e alterações das contas dos canais, dos anúncios e das tarifas dos anúncios são responsabilidade do cliente. É também responsabilidade do cliente estar informado sobre as condições e definições aplicáveis por parte de cada canal, que são externas à Ynnov. Questões de suporte relativas a estas configurações e alterações deverão ser dirigidas diretamente para as equipas de suporte dos respetivos canais. Adicionalmente, sempre que forem alteradas configurações de relevo nas contas dos canais (como criação de novos anúncios e alteração de tarifas, entre outros), o cliente deverá notificar o Helpdesk da Ynnov, para que possamos verificar se os mapeamentos se encontram a funcionar corretamente.
A Ynnov trabalha com dois tipos de comunicação na ligação aos canais: comunicação por API (com a maioria dos canais, a ligação mais rápida e completa) e comunicação por iCal (com um número reduzido de canais, um tipo de ligação mais limitada). Deverá consultar
neste artigo do nosso centro de ajuda as características de cada tipo de ligação, bem como a lista completa de canais disponíveis por cada um dos meios.
Comunicação ao SEF
O sistema Ynnov tem conectividade com os servidores do SEF. Para que haja uma comunicação automática dos registos com esta entidade é necessário garantir um dos dois seguintes passos:
- Se ainda não tiver efetuado o registo no portal SIBA ( https://siba.sef.pt/DadosIdentificacao.aspx), basta efetuar o registo e selecionar como método de comunicação o Web Service e enviar-nos os dados que lhe serão remetidos pelo SEF (Unidade hoteleira, Estabelecimento, Chave de acesso);
- Se já tiver efetuado o registo, basta pedir a alteração do modo de comunicação através do envio de um email para siba@sef.pt. Poderá utilizar o modelo que se segue, preenchido com os dados da sua empresa. Assim que obtiver resposta por parte do SEF, por favor, informe-nos através do email help@ynnov.pt. “Enquanto responsável da empresa _____ , com o contribuinte _____, solicito a alteração da comunicação dos boletins de alojamento relativos ao alojamento _____ para web service. Desta forma, a comunicação passará a ser efetuada automaticamente através do PMS Ynnov. Email: _____ Contacto telefónico: _____”.
Poderá consultar informação mais detalhada sobre o
Módulo Comunicações ao SEF neste artigo do nosso centro de ajuda.
Marketplace
A Ynnov integra softwares de terceiros. Caso o cliente opte por fazer uso de qualquer uma das integrações disponíveis, nesse caso, aplicam-se os presentes termos e condições mas também os da entidade terceira respetiva. Adicionalmente, poderá ser necessário partilhar alguns dados com a entidade terceira ao abrigo da integração.
A Ynnov prestará apoio nas questões relativas a como configurar a integração na conta Ynnov. Questões de suporte relativas à criação, configuração e funcionamento da conta na entidade terceira, terão de ser dirigidas diretamente para a equipa de suporte da mesma.
Adicionalmente, a Ynnov não se responsabiliza pelo comportamento, funcionamento, suporte e conteúdo das entidades parceiras.
Overbooking
O overbooking (sobreposição de reservas para o mesmo alojamento num determinado período de tempo) é uma situação a evitar, devido às complicações que pode acarretar. Poderá implicar realocar o hóspede noutro alojamento que esteja disponível ou até mesmo implicar despesas com o realojamento do hóspede nas proximidades.
A plataforma Ynnov ajuda a evitar a ocorrência de overbooking, nomeadamente através da atualização praticamente imediata da disponibilidade em todos os canais. No entanto, devido a inúmeros fatores que vão desde a carga e conectividade dos servidores, da simples demora por parte do canal em atualizar a informação recebida da PMS ou até mesmo da existência de duas reservas efetuadas com uma ínfima diferença de tempo, o software Ynnov não garante a 100% a ausência de um eventual overbooking. Um channel manager, independentemente de qual for, diminui drasticamente a probabilidade do overbooking mas não garante a sua total inexistência. Trata-se de um risco inerente à atividade que qualquer profissional do setor deverá estar ciente.
Outros
Lei aplicável e foro competente
Os presentes Termos e Condições são regulados, naquilo que é omisso, de acordo com a lei portuguesa.
Em caso de litígio, a Ynnov e o cliente tentarão, por meio de diálogo, obter uma solução para a divergência em causa. Caso tal não seja possível, será competente o Tribunal Judicial da Comarca de Braga, para resolver quaisquer conflitos que resultem da interpretação e aplicação dos presentes Termos e Condições.
Alterações aos termos e condições
Estes Termos e Condições poderão ser alterados a qualquer momento, sem aviso prévio, e estarão sempre disponíveis para consulta no nosso website. Recomendamos a sua consulta periódica. A data da última atualização estará sempre visível no fim do presente aviso.
Contactos
A empresa encontra-se organizada em diversos departamentos, por forma a garantir uma resposta adequada às solicitações dos clientes, parceiros e fornecedores. Consoante o âmbito das mesmas, as comunicações devem ser encaminhadas para os seguintes endereços:
Data da última atualização: Setembro 2023