Mapa de viagens com passaporte e certificado Covid Fotografia por Olya Kobruseva, no Pexels

As cinco oportunidades que a pandemia trouxe para o alojamento local

29/03/2022
Turismogestão alojamento localcovidtendências

Nem tudo são más notícias para os proprietários de alojamento local. Apesar das dificuldades e desaceleramento trazidos pelo Covid, a pandemia e o “novo normal” trazem algumas oportunidades para o setor do turismo que, bem aproveitadas, podem relançar o seu negócio. Quer saber quais? Nós contamos!

Sim, é inegável que a pandemia teve um impacto prejudicial no setor do turismo e do alojamento local. No entanto, não é o momento de baixar os braços, pelo contrário! Exatamente pelo contexto da pandemia, surgiram novas tendências no turismo em 2022 que, sendo bem aproveitadas, poderão ser o elemento diferenciador que o seu negócio de alojamento local precisa . Que oportunidades são essas, então? Vejamos:

  • Portugal – O caso de sucesso da vacinação e gestão do Covid em destaque no mundo
  • Redescobrir Portugal – Voltou o “Vá para fora cá dentro”
  • Convívios familiares e de amigos rumam a novos destinos
  • Os nómadas digitais vieram para ficar
  • Estadias mid-term têm procura crescente

Vamos então analisar mais em detalhe:

1. Portugal – O caso de sucesso da vacinação e gestão do Covid em destaque no mundo

Queiramos ou não, o turismo e viagens no geral são, neste momento, muito condicionadas pela pandemia. Mesmo com o abrandamento das medidas de contenção e diminuição das restrições, ainda há muitas condicionantes, como regras a cumprir no destino e no regresso e, como não poderia deixar de ser, o grau de segurança no país de destino.

O sucesso da forma como Portugal lidou com a pandemia e, em especial, como tem decorrido o processo de vacinação não passou despercebido ao mundo, especialmente na Europa. O nosso país foi frequentemente citado nos órgãos de comunicação social internacionais como um caso de sucesso e exemplo a seguir. Portanto, a procura de turistas estrangeiros, que querem disfrutar das férias num local onde se sintam seguros, está em franco crescimento.

Há que aproveitar o momento em que Portugal está nas boas graças do mundo, promovendo os alojamentos no estrangeiro através dos canais de distribuição, garantindo uma comunicação rápida e eficaz e criando valor acrescentado com serviços adicionais apelativos para o público estrangeiro (experiências tradicionais locais, por exemplo).

Turistas a passear na montanha Fotografia por Yaroslav Shuraev, no Pexels

2. Redescobrir Portugal – Voltou o “Vá para fora cá dentro”

Na linha do ponto anterior, também o turista português se virou para Portugal e para a segurança que o país transmitiu durante a pandemia. Impedido durante algum tempo de viajar para fora, com receio de o fazer ou impedido pelos avultados preços praticados neste momento, o turista português decidiu aproveitar para redescobrir o próprio país.

Mais ainda, na fuga a multidões e riscos acrescidos, aproveita a diversidade e o elevado número de pontos de interesse que o país tem, para procurar destinos fora do habitual. É uma oportunidade a não perder para zonas do país que habitualmente tinham menos procura e que agora se vêem finalmente valorizadas.

Apostar numa relação próxima com a envolvente e dar visibilidade ao que é local e diferenciador é a palavra de ordem nos próximos tempos. O marketing é uma necessidade e deve ser coerente e assente numa boa estratégia.

3. Convívios familiares e de amigos rumam a novos destinos

Numa tentativa de diminuir o risco de exposição e contágio, eis que se tem vindo a afirmar uma nova tendência que em muito pode beneficiar os alojamentos locais. As famílias e grupos de amigos retomam gradualmente o contacto e anseiam por conviver novamente e recuperar o tempo perdido. No entanto, não querendo arriscar fazer essa reunião no habitual restaurante ou espaço de eventos, procuram soluções que lhes permitam mais privacidade e segurança.

Os alojamentos locais, melhor que ninguém, podem aqui afirmar-se como a solução ideal. Um espaço reservado apenas aos participantes, onde podem circular à vontade sem se cruzar com terceiros, com vários espaços por onde se podem espalhar e conviver! Migra o foco do alojamento local de espaço de férias e dormida, para o espaço de festa e convívio seja de um dia ou mais.

É uma oportunidade que os proprietários devem ter em conta, capacitando os seus espaços e expandindo as soluções disponíveis.

Nómada digital a trabalhar a partir de alojamento Fotografia por Vlada Karpovich, no Pexels

4. Os nómadas digitais vieram para ficar

A ascensão do teletrabalho veio criar uma nova persona no setor do turismo: os nómadas digitais. São, nem mais nem menos, que profissionais em teletrabalho que chegaram à conclusão que esse trabalho pode ser realizado a partir de qualquer local e, portanto, não têm necessidade de estar presos à sua casa e cidade. Seja aproveitar para passar uns tempos na terra natal ou ir conhecer novos sítios do país ou mundo, os nómadas digitais são uma realidade crescente e que veio para ficar.

Como alojamento temporário, o alojamento local tem a capacidade de oferecer aos nómadas digitais o conforto de uma casa e a liberdade de vaguear pelo mundo. Este novo público será, sem dúvida, uma presença crescente da procura em 2022 e uma aposta segura para o setor.

De realçar que, por se tratar de um público que está em trabalho, comunicações rápidas e eficazes para resolver qualquer problema que surja são cruciais, bem como infraestruturas que permitam ao visitante trabalhar em conforto e qualidade (internet de qualidade, tomadas, espaço apropriado a trabalho, etc).

5. Estadias mid-term têm procura crescente

Os nómadas digitais não são o único público que se tem vindo a destacar como nova tendência para 2022. O setor tem registado uma procura crescente para estadias mais prolongadas, ligadas não a férias ou lazer, mas à necessidade temporária de realojamento. Esta procura vem das mais variadas origens: professores realocados, doentes em tratamento prolongado longe de casa, profissionais de saúde, recém divorciados, etc.

São pessoas que procuram uma casa longe de casa e ninguém melhor equipado que o alojamento local para oferecer a solução ideal. Uma estadia prolongada traz, inclusivamente, vantagens para o proprietário a vários níveis (redução de carga de trabalho, tempo gasto e alguns encargos). É, contudo, crucial à satisfação do cliente que certos serviços como limpeza e manutenção sejam eficientes e bem geridos, e que a comunicação seja sempre fácil. Estar presente em canais direcionados para as estadias mid-term é também uma necessidade crescente.

Está pronto para agarrar as novas oportunidades que o Covid trouxe? Um bom channel manager, uma gestão centralizada e automatizada de serviços poderão, mais do que nunca, fazer toda a diferença no momento de conseguir atrair, converter e fidelizar um hóspede cada vez mais exigente, digital e sem tempo a perder. Contacte a Ynnov e saiba como o nosso software pode optimizar a gestão do seu alojamento local, poupando-lhe tempo e trabalho e aumentando a sua capacidade de captação de clientes!

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