O setor do alojamento é altamente influenciado pela sazonalidade. Quer sejam hotéis, pousadas, hostels ou unidades de alojamento local, a sazonalidade pode impactar de forma positiva e também negativa o desempenho do negócio.
São vários os fatores que contribuem para a definição de sazonalidade de um alojamento em particular. É o caso, por exemplo, da sua localização. Portugal é um país com uma extensa costa marítima e, por isso, muito procurado por quem pretende ir a banhos. Ora, para os alojamentos localizados em zonas costeiras, é certo que as estações mais frias representam a época baixa.
Para os proprietários e gestores de alojamento, a época baixa pode ter um impacto bastante negativo para os seus negócios, uma vez que, por se tratar de uma altura com menos hóspedes, será mais difícil manter postos de trabalho e fazer face às despesas. Principalmente porque estas despesas, mesmo com um número mais reduzido de hóspedes, mantêm-se relativamente inalteradas ao longo do ano.
É por isso que saber gerir a sazonalidade e aproveitá-la é um dos grandes segredos para uma gestão eficaz e rentável de um alojamento. Neste artigo, apresentamos um conjunto de dicas que deve ter em consideração no momento de definir o plano de ação para a época baixa, uma época particularmente desafiante.
Antes de traçar qualquer plano de ação, é essencial que tenha um conhecimento profundo do desempenho do seu alojamento em relação ao volume de reservas ao longo do ano. Avaliar qual o período de maior procura, bem como as datas comemorativas ou feriados que impulsionam a taxa de ocupação, é fundamental para compreender a época alta e baixa do seu alojamento.
Época Alta: A época alta de um alojamento é o período do ano em que existe uma maior procura e um maior aumento no volume de reservas, o que, por sua vez, resulta numa maior taxa de ocupação. A época alta permite-lhe ter tarifas mais elevadas e, por consequência, aumentar o seu lucro. É uma época maioritariamente influenciada pela localização, clima, eventos locais ou feriados.
Época Baixa: A época baixa, como o próprio nome indica, é o período do ano em que ocorre uma diminuição da procura, com uma consequente diminuição no número de reservas e na taxa de ocupação. Esta é uma época com tarifas mais baixas, com poucas oportunidades para explorar novos públicos e que, por esse motivo, se torna um momento de grande tensão e preocupação para os proprietários e gestores de alojamento. Como existe uma menor procura, esta é a época ideal para serem realizadas obras de manutenção e renovação.
Conhecer aprofundadamente a época alta e baixa do seu alojamento permite-lhe definir uma estratégia certeira para gerir ambas as épocas, preparando, para cada uma delas, tarifas ajustadas e estratégias de marketing apropriadas. Estas alterações irão garantir que a sua operação esteja alinhada com as necessidades de cada época.
Conhecer os seus hóspedes é de uma relevância crucial para a gestão da sua operação. Este conhecimento ganha ainda mais relevo quando pensamos numa gestão otimizada da sazonalidade. Compreender as preferências, comportamentos e necessidades dos seus hóspedes, nas diferentes épocas do ano, permite-lhe adaptar estratégias e aumentar ao máximo, a rentabilidade do seu alojamento.
Para conhecer os seus hóspedes faça um levantamento de algumas informações importantes, tais como:
Promover os eventos locais que se realizam nas proximidades do seu alojamento é uma estratégia eficaz para atrair mais hóspedes, especialmente na época baixa. Estes eventos poderão ir desde celebrações religiosas, festivais culturais, eventos desportivos, ou ainda eventos relacionados com atividades específicas como, por exemplo, as colheitas, as vindimas ou os santos populares.
Mantenha-se atento à comunidade local que o rodeia e acompanhe de perto a agenda de eventos das regiões próximas. Promover eventos locais e oferecer condições especiais para os seus hóspedes não só atrai mais hóspedes, como ajuda o seu alojamento a estabelecer-se como parte da comunidade local, promovendo a sua região e apoiando a sua economia.
Esta é uma dica que, infelizmente, não se poderá aplicar a todos os alojamentos. Mas, se no seu caso, o seu alojamento reúne todas as condições necessárias a nível de acomodações, estrutura e também de pessoal, esta pode ser uma boa solução para aumentar a taxa de ocupação do seu alojamento na época baixa.
Para implementar esta estratégia no seu alojamento, poderá optar por receber eventos empresariais, conferências, workshops, casamentos, festas de aniversário, ou qualquer outro tipo de evento que se adeque à estrutura do seu alojamento.
Estes eventos, não só o ajudam a gerar maior receita para o seu alojamento, como também aumentam a visibilidade da sua propriedade para os mais diferentes públicos.
Criar uma estratégia de precificação que contemple ofertas especiais para a época baixa é uma excelente forma de atrair hóspedes quando a procura é mais baixa. Existe uma grande amplitude de descontos que pode aplicar ao seu alojamento e que, no seu conjunto, podem impulsionar o aumento do número de hóspedes na época baixa. Abaixo, listamos algumas ideias:
As ofertas especiais para a época baixa são uma excelente forma de atrair hóspedes e potenciar a sua taxa de ocupação. No entanto, não se esqueça que para ter sucesso nesta estratégia, deve apostar na promoção eficaz das ofertas. Faça uso das redes sociais, das campanhas de email marketing ou ainda estabeleça uma ligação com parceiros para a promoção do seu alojamento.
Gerir a sazonalidade no setor do alojamento é um desafio vital para proprietários e gestores de alojamento. Conhecer a época alta e baixa, o perfil privilegiado dos seus hóspedes, promover eventos ou criar ofertas especiais durante os períodos de menor procura são estratégias indispensáveis para maximizar a ocupação, receita e satisfação do cliente.
Ao ajustar a sua operação para os diferentes momentos ao longo do ano está a potencializar a estabilidade do seu negócio, como um todo. Além do mais, uma oferta diversificada e que prima pela maior satisfação do hóspede, ao mesmo tempo que divulga a região envolvente, ajuda a fortalecer a sua posição no mercado e a estreitar vínculos com a sua comunidade local.
Gerir a sazonalidade num alojamento é uma tarefa difícil, que requer bastante planeamento, trabalho e criatividade. No entanto, ao aplicar à sua realidade as estratégias que lhe apresentamos, estará a preparar o seu negócio para alcançar a estabilidade e o sucesso no setor.
Explore todas as funcionalidades do nosso sistema e esclareça as suas dúvidas diretamente com os nossos especialistas.