Como pode o Chat GPT ajudar na gestão de alojamentos

Como pode o Chat GPT ajudar na gestão de alojamento?

17/07/2022
YnnovAlojamento LocalChat GPT

Sabia que o Chat GPT pode ser um aliado nas suas atividades de criação de conteúdo? Desde criação de comunicações para os hóspedes, criação de conteúdo para as redes sociais ou tradução para diferentes idiomas, o Chat GPT pode ser bastante útil para o setor do alojamento. Descubra mais neste artigo.

O Chat GPT veio para ficar. E nada melhor do que fazer desta ferramenta a sua aliada na gestão da sua propriedade, principalmente no desenvolvimento da relação com os hóspedes. No setor do alojamento local, a personalização do contacto com os hóspedes é praticamente a alma do negócio. Muitos turistas procuram, propositadamente, o alojamento local por saberem que terão um contacto de maior proximidade e acolhimento por parte dos anfitriões. Contudo, a gestão de um alojamento local é exigente, repleta de tarefas e de requisitos que, muitas vezes, deixam os proprietários com pouco tempo para se dedicarem à tarefa mais importante de todas: a de bem receber.

Sabemos bem o quão importante é este contacto com os hóspedes. Foi aliás por isso que desenvolvemos o software Ynnov: para que os proprietários poupem tempo nas tarefas mais burocráticas e dediquem mais do seu tempo no contacto com os hóspedes. No entanto, as tarefas adjacentes à gestão de um alojamento são múltiplas e, por isso, ter mais uma ajuda extra é sempre bom.

Certamente que o nome Chat GPT não lhe é estranho. Já o deve ter visto nas notícias, na internet ou nas redes sociais. Mas, e se lhe disséssemos que o Chat GPT pode ser uma ferramenta bastante útil para o setor do alojamento local e que pode ajudar proprietários em tarefas mais complexas, poupando tempo e recursos? Pois bem, é isso que lhe vamos dar a conhecer neste artigo. Nele iremos explorar em detalhe o Chat GPT, os benefícios para o setor do alojamento local, as principais atividades em que o pode ajudar no dia a dia e também algumas desvantagens que devem ser tidas em conta.

  • O que é o chat GPT
  • Benefícios e aplicações do Chat GPT
  • Desvantagens da utilização do Chat GPT
  • Conclusão

O que é o chat GPT

O Chat GPT (Generative Pre-trained Transformer) é um modelo de linguagem desenvolvido pela empresa americana Open IA. Esta ferramenta faz recurso dos diversos textos contidos na internet para aprender padrões e estruturas linguísticas que lhe permitam gerar respostas coerentes e em linguagem natural. Esta é, efetivamente, a grande diferença entre o Chat GPT e os chatbots até agora mais utilizados: a capacidade de gerar texto em linguagem natural.

A ferramenta desenvolvida pela Open IA, é capaz de entender contextos de conversa de forma a fornecer respostas mais adequadas, que podem passar pelo esclarecimento de dúvidas, respostas a perguntas, ou até mesmo auxiliar na execução de algumas tarefas criativas ou de escrita.

Atualmente, o Chat GPT está disponível, de forma gratuita, e pode ser acessado, bastando para isso um registo com email. Efetivamente, é a facilidade com que se pode usufruir desta ferramenta que a torna um poderoso aliado para diversos setores, incluindo o do alojamento local.

O que é o chat GPT

Benefícios e aplicações do Chat GPT

O setor do alojamento local é cada vez mais competitivo, seja pela forte concorrência ou até mesmo pelas medidas fiscais e legislativas que ameaçam o setor. Neste sentido, é cada vez mais importante que os proprietários e gestores de alojamentos se destaquem de entre a concorrência. Para isso, são várias as exigências a cumprir, desde as atividades práticas às burocráticas, ao contacto com os hóspedes, passando ainda por atividades mais criativas como criação de conteúdo, estratégia de promoção online e gestão de redes sociais. É precisamente nestas atividades que o Chat GPT se apresenta como uma poderosa ferramenta de auxílio.

Ao utilizar o Chat GPT para a realização de algumas atividades irá, não só, poupar tempo, como também poupar recursos uma vez que, como já foi referido, esta ferramenta dispõe de uma versão gratuita. No dia a dia, é possível utilizar o Chat GPT para o ajudar em diversas atividades tais como:

  • Tradução de conteúdos para os mais diversos idiomas: O Chat GPT é capaz de traduzir diferentes conteúdos para os mais diversos idiomas. Esta pode ser uma grande ajuda na tradução de emails para enviar aos hóspedes ou na tradução de conteúdo para o seu website ou motor de reservas, por exemplo. Uma vez que o Chat GPT tem como premissa a comunicação natural, as suas traduções são sempre mais próximas à realidade falada e escrita dos idiomas, por comparação aos softwares de tradução tradicionais gratuitos.
  • Criação de conteúdo para os anúncios das OTAs: Já se deparou com alguma dificuldade em encontrar a palavra certa ou o tom certo para descrever o seu alojamento? Recorrendo ao Chat GPT essa tarefa fica mais fácil. Basta que forneça todas as indicações daquilo que pretende (como, por exemplo, os temas a seguir, o tom do texto e o objetivo do mesmo) que o Chat GPT gera o conteúdo de anúncio por si. Depois, é só rever todo o conteúdo e publicá-los nas OTAs.
  • Criação de conteúdo para o website: Sabia que também pode utilizar o Chat GPT para criar o conteúdo para o seu website? Nem sempre a criação de textos é uma tarefa simples e, para muitos, pode ser mesmo uma tarefa difícil e morosa. Com o recurso a esta ferramenta, poderá gerar o conteúdo que necessita, bastando apenas que dê as indicações ao chat que são imprescindíveis sobre o conteúdo como, por exemplo, o nome do alojamento, a sua localização, o objetivo do texto, o número máximo de caracteres, entre outros.
  • Ajuda na criação da estratégia de promoção do alojamento: Com o Chat GPT pode ainda receber dicas e ajuda na criação da estratégia de promoção do seu alojamento. Quando mais específico for a detalhar o seu público-alvo e o seu objetivo, mais fidedignas serão as dicas dadas pelo Chat GPT.
  • Criação de conteúdo para as redes sociais: Manter as redes sociais atualizadas é, hoje em dia, uma obrigação para qualquer proprietário ou gestor de alojamentos. Mas, nem sempre é fácil escrever legendas criativas, que chamem à atenção e que sejam, efetivamente, atrativas pelos seus seguidores. Com o Chat GPT essa tarefa fica mais fácil. Basta que indique qual o tema da publicação, o tom da legenda e o seu público-alvo para que o chat gere legendas para as publicações.
  • Ajuda na redação de respostas aos hóspedes: Já aconteceu de receber alguma mensagem, email, comentário ou até uma review negativa de um hóspede e não saber muito bem como poderá responder? Copie e cole essa mensagem no Chat GPT, dê algumas informações sobre a resposta e pronto, assunto resolvido. Por favor, tenha em conta que não deve partilhar dados sensíveis e confidenciais.Depois, é só configurar o envio do email automático na
  • Criação de emails de comunicação ao hóspede: Esta é também uma das atividades com as quais o Chat GPT pode ajudar no dia a dia. Pode recorrer ao Chat GPT para a criação de emails, dos mais diversos temas e em diferentes idiomas. Depois, é só configurar o envio do email automático na plataforma Ynnov, para que os seus hóspedes as recebam no momento definido.
Vantagens e Desvantagens da utilização do Chat GPT

Desvantagens da utilização do Chat GPT

Embora existam bastantes vantagens na utilização do Chat GPT, este, por se tratar de uma tecnologia revolucionária mas ainda em aprimoramento e evolução, não está isento de falhas. A falta de personalização de conteúdo, o número de respostas que podem ser imprecisas, o risco de mal entendidos culturais e as possíveis falhas no acesso à tecnologia, constituem algumas desvantagens na utilização do Chat GPT.

  • Falta de personalização: Por se tratar de uma tecnologia, se não forem fornecidas todas as indicações necessárias sobre o público que irá ler o conteúdo criado, o Chat GPT pode correr o risco de ser pouco personalizado e, às vezes, um pouco mecânico. O recomendado, é que dê o máximo de informações necessárias e, no final, analise o conteúdo criado para validar se estará em conformidade.
  • Respostas imprecisas: O Chat GPT recorre a uma extensa base de dados para formular as suas respostas. Por isso, ocasionalmente podem surgir algumas respostas imprecisas. Sempre que o conteúdo gerado não for de encontro àquilo que é pretendido, deve reformular o pedido e gerar uma nova resposta.
  • Risco de mal-entendidos culturais: Atualmente, o Chat GPT apenas tem dados coletados até ao ano de 2021. Por este motivo, podem ser geradas respostas com mal-entendidos culturais que o Chat GPT não tem como impedir.
  • Possíveis falhas: Toda a tecnologia tem risco de falha e este é um facto importante de ter sempre em mente. Quer seja por sobrecarga do servidor ou por algum bug no sistema que impede o acesso, é possível que qualquer tecnologia falhe, quando mais necessita dela. Tenha em consideração que com o Chat GPT não é diferente.

Conclusão

No mundo tecnológico em que vivemos, é uma mais valia tirar partido de tecnologias que são criadas para que possamos poupar tempo. Na prática, é isso que o Chat GPT faz pelo setor do alojamento local. Ao recorrer a esta ferramenta para a execução de algumas tarefas do dia a dia, estará a poupar tempo para se dedicar ao que mais importa: a arte de bem receber.

O Chat GPT pode ser utilizado de diversas formas e para diversas tarefas. No entanto, as áreas da criação de conteúdo e tradução são das que mais podem beneficiar desta ferramenta no setor do alojamento local.

Porém, tenha sempre presente a ideia de que, por mais completo que o Chat GPT seja, ele não substitui o cuidado humano e a nossa forma de nos expressarmos. Por isso, mesmo que utilize a plataforma, deverá sempre rever os conteúdos e dar-lhe o seu toque pessoal. Assim, imprime o seu selo especial, a sua melhor forma de contacto, e transmite o carinho pelos seus hóspedes e pela atividade que desenvolve.

Partilhar:

Deseja agendar uma demonstração?

Explore todas as funcionalidades do nosso sistema e esclareça as suas dúvidas diretamente com os nossos especialistas.