A manutenção é uma realidade incontornável no dia a dia dos proprietários e gestores de alojamentos. Manter os alojamentos sempre em condições perfeitas de limpeza e de manutenção é um desafio que os profissionais do setor têm de enfrentar.
No entanto, sabemos que, devido a tudo o que isto envolve, a manutenção de um alojamento pode ser uma dor de cabeça, especialmente quando é necessário definir tudo aquilo que é necessário levar em consideração. As atividades de manutenção podem ir desde reparações de eletrodomésticos, mudanças de lâmpadas e pintura das paredes a cuidados a ter com os espaços externos. E tudo isto vai ter um impacto direto em conseguir garantir a melhor experiência para os hóspedes.
Sim, há muito a ter em conta, mas a Ynnov está do seu lado para ajudá-lo.
- Prevenir é sempre o melhor remédio
- Quando devo verificar as manutenções?
- Conclusão
Prevenir é sempre o melhor remédio
No que toca à manutenção de um alojamento, prevenir é sempre o melhor remédio. Isto porque, muitas das manutenções que necessita de realizar no dia a dia podem ser realizadas de forma preventiva, evitando gastos adicionais com reparações ou substituições.
A manutenção preventiva é um tipo de manutenção realizada com o objetivo de prolongar a vida útil dos equipamentos, garantindo que estarão funcionais quando necessários. No setor do alojamento, a manutenção preventiva toma um lugar de ainda maior destaque visto que ajuda a economizar gastos, tempo de reparações e certifica a segurança dos hóspedes. Ao agir por antecipação em vez de por reação estamos também a poupar nos gastos. Afinal, é muito mais simples e acessível proceder à manutenção periódica de um eletrodoméstico, por exemplo, do que proceder à sua reparação ou substituição.
A manutenção preventiva também contribui de forma direta para a satisfação dos hóspedes. Ao chegar a um alojamento, o hóspede espera ter a melhor receção e estadia possível. Se, pelas mais variadas razões, algo não corre bem, pode haver lugar a críticas negativas. Isto é de evitar, principalmente no que diz respeito a situações que poderiam ser resolvidas com manutenções preventivas. As principais mais valias de fazer a manutenção preventiva no seu alojamento são:
- Economia de custos: já referimos anteriormente que a manutenção preventiva ajuda a evitar gastos adicionais. Mas porquê? A manutenção preventiva ajuda a corrigir hoje pequenos problemas que um dia poderiam levar a maiores encargos, como grandes reparações ou até mesmo à substituição dos artigos em causa. Ao realizar de forma periódica fiscalizações ao seu alojamento irá prolongar a vida útil dos seus equipamentos e, com isso, reduzir os custos e aumentar o retorno que tem com seu alojamento;
- Segurança dos hóspedes: A manutenção preventiva é também de extrema utilidade para preservar a segurança de todos os seus hóspedes. Ao monitorizar o seu alojamento de forma preventiva, irá conseguir apurar qualquer falha, dano, defeito ou mau funcionamento que possa colocar em risco os seus hóspedes;
- Aumento da satisfação dos hóspedes: Garantir que tudo no alojamento está em perfeitas condições para o check-in e que a estadia decorre de acordo com o previsto são fatores cruciais para a satisfação dos seus hóspedes;
- Cumprimento de todas as normas e regulamentos: O setor do alojamento, assim como qualquer outro setor, está sujeito ao estrito cumprimento de normas e regulamentos. A manutenção preventiva ajuda-o a perceber se o seu alojamento cumpre com todos os requisitos estipulados, como, por exemplo, fiscalizações dos extintores ou substituições de filtros do ar, entre muitas normas e regulamentos que deve ter sempre em conta.
Quando devo verificar as manutenções?
Num alojamento existe uma panóplia quase interminável de elementos que necessitam de manutenção. Desde móveis, eletrodomésticos, tomadas ou lâmpadas, passando pelo jardim, piscina ou canalizações, praticamente tudo dentro de um alojamento é passível de manutenção. Para que possa organizar as suas tarefas de manutenção de forma mais rentável reunimos três momentos importantes em que deve realizar manutenções. A cada um destes três momentos, associamos as atividades que deverá realizar.
- Após o check-out: Após a realização do check-out de cada reserva é extremamente importante que verifique o estado do alojamento, por forma a descartar qualquer dano ou utilização negligente por parte dos hóspedes. Para isso deverá:
- Verificar na propriedade se existe algum dano evidente ou se dá pela falta de algum objeto;
- Garantir que todos os armários, gavetas ou portas estão a funcionar de acordo com o normal;
- Inspecionar todas as janelas e portas exteriores e garantir que estão em funcionamento;
- Conferir se a ligação à Internet apresenta alguma falha;
- Proceder à troca de lâmpadas, pilhas ou baterias, se necessário;
- Confirmar o bom funcionamento de todos os sistemas de segurança como extintores, alarmes de fumo, etc.
- Mensalmente: Todos os meses deverá ter em conta um conjunto de atividades de manutenção a desenvolver para garantir o bom funcionamento da sua propriedade. Tais como:
- Verificar que os métodos utilizados para controlo de pragas estão em pleno funcionamento;
- Inspecionar o bom funcionamento e o prazo de todos os equipamentos de segurança;
- Ter sempre o cuidado de ter o kit de primeiros socorros completamente abastecido, contendo nele todas as informações de apoio necessárias para os hóspedes;
- Certificar-se do bom funcionamento de todas as tomadas elétricas, lâmpadas e candeeiros;
- Dedicar algum do seu tempo na manutenção do espaço exterior, como o jardim, piscina ou barbecue e garantir que tem tudo cuidado.
- Semestralmente ou anualmente: Algumas das atividades de manutenção que vai necessitar realizar na sua propriedade podem apenas ser realizadas de forma semestral ou até mesmo anual. No rol dessas tarefas, incluem-se:
- Trocar os filtros de ar condicionado, do exaustor, do forno, ou de qualquer sistema de ventilação existente;
- Agendar, de forma semestral, uma limpeza profunda da sua propriedade, para as áreas internas e externas;
- No verão, verificar o correto funcionamento do sistema de rega;
- Verificar as marcas de uso na propriedade, como a tinta gasta, marcas na parede ou alguma reparação que seja necessária;
- Fazer a substituição dos utensílios de cozinha que demonstrem sinais de muito uso ou que estejam partidos ou amolgados;
- Não se esquecer de agendar as revisões necessárias para o ar-condicionado, extintores, ou qualquer outro sistema que utilize;
- Verificar a necessidade de serem efetuadas algumas obras ou reparações mais exigentes e agendá-las para a época baixa das reservas;
- Substituir toda a decoração, atoalhados ou móveis que apresentem sinais de desgaste.
Conclusão
A realização de manutenções nas propriedades é de extrema importância para o bom funcionamento das mesmas. O sucesso de um alojamento pode ser solidificado pela capacidade que os seus proprietários ou gestores têm de se antecipar a possíveis problemas futuros, garantindo sempre a melhor experiência para os seus hóspedes.
Investir na definição e planeamento de atividades dedicadas à manutenção preventiva é essencial para assegurar o funcionamento eficiente dos alojamentos, bem como o cumprimento de normas e leis estabelecidas. Ao adotar uma postura proativa de manutenção irá, certamente, evitar custos adicionais e diminuir o número de manutenções de emergência ao mesmo tempo que aumenta o nível de satisfação dos seus hóspedes.
Não se esqueça que, ao colocar em prática as nossas dicas e os cuidados a ter na manutenção de um alojamento, está também a investir no seu serviço enquanto anfitrião e a aumentar a sua credibilidade e estatuto perante o mercado.