Num cenário em constante evolução, proprietários e gestores de alojamento enfrentam inúmeros desafios para responder, de forma efetiva, à grande variedade de hóspedes que vão recebendo, cada um deles moldado pelas características únicas da sua geração.
Compreender as diferentes preferências, comportamentos e expetativas das diferentes gerações é crucial para proporcionar experiências únicas aos seus hóspedes. Neste artigo, iremos explorar os diferentes perfis de viajante, tendo em consideração os requisitos de cada geração, oferecendo-lhe dicas de como pode adaptar os seus serviços para satisfazer as necessidades de hóspedes cada vez mais diversificados.
A evolução da sociedade ao longo tempo, aliada a outros fatores como o aumento da esperança média de vida e o aparecimento da tecnologia, deu origem a várias gerações distintas, cada uma delas moldada por influências culturais, tecnológicas e económicas diferentes. Estas diferenças geracionais manifestam-se em muitas áreas, incluindo nas preferências e nos comportamentos de viagem. Compreender o impacto das características de cada geração no perfil do viajante é crucial para proprietários e gestores de alojamento.
Desde os baby boomers, passando pela geração X, millennials ou geração Z, cada grupo traz consigo um conjunto muito próprio de valores, atitudes e expetativas no que diz respeito a viagens. Fatores como a tecnologia, condição económica ou eventos globais, desempenham um papel crucial na formação dos hábitos de viagem de cada geração.
No nosso artigo, vamos abordar as diferentes gerações e respetivo perfil de viajante. Comecemos a nossa viagem geracional pelos baby boomers.
Da geração dos baby boomers, fazem parte os nascidos entre os anos de 1940 e 1959. Depois de uma vida de trabalho, os baby boomers, agora na aposentadoria, sentem-se cada vez mais propensos a viajar, a explorar o mundo e a dedicar-se às suas paixões. Com o aumento da qualidade e da esperança média de vida, é natural que aumente também a idade dos viajantes, à medida que se redefine o significado de aposentadoria. Ainda que propensos a viajar, os baby boomers têm certas características e requisitos que os afastam das demais gerações:
Dicas para captar a atenção dos viajantes baby boomers para o seu alojamento:
A geração X, também conhecida como “geração sanduíche” engloba os nascidos entre os anos de 1960 e 1979. Esta é a geração daqueles que, atualmente, se redobram em esforços para conciliar a sua vida profissional e familiar. Apesar de todos os desafios, a geração X ainda reserva algum tempo para viajar.
Normalmente, dão prioridade a férias em família que atendam aos seus interesses e aos interesses dos seus filhos e também netos. Viagens multigeracionais tornam-se uma tendência popular entre esta geração, o que lhes permite criar memórias duradouras enquanto satisfazem a sua própria vontade de viajar. Seja uma escapadinha a um destino com praia ou uma viagem de imersão cultural, a geração X é hábil em equilibrar o trabalho e a experiência de viagem. Os viajantes da geração X, de uma forma geral caracterizam-se por:
Para fidelizar hóspedes desta geração:
Dos millennials fazem parte todos aqueles que nasceram entre os anos de 1980 e 1995. Esta geração é conhecida pelo seu desejo de experiências autênticas, o que está a remodelar a indústria das viagens. Procuram aventura, imersão cultural e um sentido de ligação com os locais que visitam. Os Millennials dão prioridade às experiências em detrimento dos bens materiais, valorizando as memórias e o crescimento pessoal acima de tudo. É mais provável que escolham alojamentos sustentáveis, que apoiem empresas locais e que lhes permitam participar em atividades que tenham um impacto positivo nas localidades que visitam. Desde o voluntariado em aldeias remotas, até férias com a mochila às costas pelo Sudeste Asiático, os millennials estão a adotar as viagens como um meio de auto-descoberta e de estabelecer ligações significativas. Principais características dos millennials enquanto viajantes:
Para atrair este tipo de hóspedes para o seu alojamento deve considerar:
A geração Z agrupa todos os nascidos entre 1996 e 2010. Esta é a primeira geração a nascer e crescer num mundo onde a tecnologia está perfeitamente integrada na vida quotidiana. Os nativos digitais, são altamente especializados em tecnologia e dependem das plataformas das redes sociais para se inspirar e planear viagens. Embora apreciem a conveniência da tecnologia, a Geração Z também anseia por destinos turísticos únicos e fora do comum. São atraídos por locais que oferecem momentos instagramáveis e experiências imersivas que vão para além das típicas atrações turísticas. Esta geração começa, aos poucos, a impactar a indústria das viagens de uma forma cada vez mais incontornável, ao exigir experiências personalizadas e autênticas, repletas de tecnologia e que se alinhem com os seus valores.
Principais características dos viajantes da Geração Z:
Se pretende captar a atenção deste tipo de hóspedes para o seu alojamento deve seguir estas dicas:
Compreender os diversos perfis de viajantes com base na sua geração é crucial para proprietários e gestores de alojamento que procuram prosperar num setor tão competitivo como é o do alojamento.
Ao adaptar os serviços e as comodidades para satisfazer as preferências exclusivas dos baby boomers, da geração X, dos millennials ou da geração Z, os alojamentos podem, não só, atrair mas, também, manter e fidelizar uma base de hóspedes fiéis. À medida que o panorama das viagens continua a evoluir, manter-se adaptável e responder às necessidades em constante mudança de cada geração é a chave para o sucesso a longo prazo.
Desta forma, os alojamentos conseguem satisfazer as preferências das diferentes gerações, atraindo uma carteira de hóspedes diversificada, ao mesmo tempo que constroem relações duradouras.