Num cenário em constante evolução, proprietários e gestores de alojamento enfrentam inúmeros desafios para responder, de forma efetiva, à grande variedade de hóspedes que vão recebendo, cada um deles moldado pelas características únicas da sua geração.
Compreender as diferentes preferências, comportamentos e expetativas das diferentes gerações é crucial para proporcionar experiências únicas aos seus hóspedes. Neste artigo, iremos explorar os diferentes perfis de viajante, tendo em consideração os requisitos de cada geração, oferecendo-lhe dicas de como pode adaptar os seus serviços para satisfazer as necessidades de hóspedes cada vez mais diversificados.
A evolução da sociedade ao longo tempo, aliada a outros fatores como o aumento da esperança média de vida e o aparecimento da tecnologia, deu origem a várias gerações distintas, cada uma delas moldada por influências culturais, tecnológicas e económicas diferentes. Estas diferenças geracionais manifestam-se em muitas áreas, incluindo nas preferências e nos comportamentos de viagem. Compreender o impacto das características de cada geração no perfil do viajante é crucial para proprietários e gestores de alojamento.
Desde os baby boomers, passando pela geração X, millennials ou geração Z, cada grupo traz consigo um conjunto muito próprio de valores, atitudes e expetativas no que diz respeito a viagens. Fatores como a tecnologia, condição económica ou eventos globais, desempenham um papel crucial na formação dos hábitos de viagem de cada geração.
No nosso artigo, vamos abordar as diferentes gerações e respetivo perfil de viajante. Comecemos a nossa viagem geracional pelos baby boomers.
Da geração dos baby boomers, fazem parte os nascidos entre os anos de 1940 e 1959. Depois de uma vida de trabalho, os baby boomers, agora na aposentadoria, sentem-se cada vez mais propensos a viajar, a explorar o mundo e a dedicar-se às suas paixões. Com o aumento da qualidade e da esperança média de vida, é natural que aumente também a idade dos viajantes, à medida que se redefine o significado de aposentadoria. Ainda que propensos a viajar, os baby boomers têm certas características e requisitos que os afastam das demais gerações:
Dicas para captar a atenção dos viajantes baby boomers para o seu alojamento:
A geração X, também conhecida como “geração sanduíche” engloba os nascidos entre os anos de 1960 e 1979. Esta é a geração daqueles que, atualmente, se redobram em esforços para conciliar a sua vida profissional e familiar. Apesar de todos os desafios, a geração X ainda reserva algum tempo para viajar.
Normalmente, dão prioridade a férias em família que atendam aos seus interesses e aos interesses dos seus filhos e também netos. Viagens multigeracionais tornam-se uma tendência popular entre esta geração, o que lhes permite criar memórias duradouras enquanto satisfazem a sua própria vontade de viajar. Seja uma escapadinha a um destino com praia ou uma viagem de imersão cultural, a geração X é hábil em equilibrar o trabalho e a experiência de viagem. Os viajantes da geração X, de uma forma geral caracterizam-se por:
Para fidelizar hóspedes desta geração:
Dos millennials fazem parte todos aqueles que nasceram entre os anos de 1980 e 1995. Esta geração é conhecida pelo seu desejo de experiências autênticas, o que está a remodelar a indústria das viagens. Procuram aventura, imersão cultural e um sentido de ligação com os locais que visitam. Os Millennials dão prioridade às experiências em detrimento dos bens materiais, valorizando as memórias e o crescimento pessoal acima de tudo. É mais provável que escolham alojamentos sustentáveis, que apoiem empresas locais e que lhes permitam participar em atividades que tenham um impacto positivo nas localidades que visitam. Desde o voluntariado em aldeias remotas, até férias com a mochila às costas pelo Sudeste Asiático, os millennials estão a adotar as viagens como um meio de auto-descoberta e de estabelecer ligações significativas. Principais características dos millennials enquanto viajantes:
Para atrair este tipo de hóspedes para o seu alojamento deve considerar:
A geração Z agrupa todos os nascidos entre 1996 e 2010. Esta é a primeira geração a nascer e crescer num mundo onde a tecnologia está perfeitamente integrada na vida quotidiana. Os nativos digitais, são altamente especializados em tecnologia e dependem das plataformas das redes sociais para se inspirar e planear viagens. Embora apreciem a conveniência da tecnologia, a Geração Z também anseia por destinos turísticos únicos e fora do comum. São atraídos por locais que oferecem momentos instagramáveis e experiências imersivas que vão para além das típicas atrações turísticas. Esta geração começa, aos poucos, a impactar a indústria das viagens de uma forma cada vez mais incontornável, ao exigir experiências personalizadas e autênticas, repletas de tecnologia e que se alinhem com os seus valores.
Principais características dos viajantes da Geração Z:
Se pretende captar a atenção deste tipo de hóspedes para o seu alojamento deve seguir estas dicas:
Compreender os diversos perfis de viajantes com base na sua geração é crucial para proprietários e gestores de alojamento que procuram prosperar num setor tão competitivo como é o do alojamento.
Ao adaptar os serviços e as comodidades para satisfazer as preferências exclusivas dos baby boomers, da geração X, dos millennials ou da geração Z, os alojamentos podem, não só, atrair mas, também, manter e fidelizar uma base de hóspedes fiéis. À medida que o panorama das viagens continua a evoluir, manter-se adaptável e responder às necessidades em constante mudança de cada geração é a chave para o sucesso a longo prazo.
Desta forma, os alojamentos conseguem satisfazer as preferências das diferentes gerações, atraindo uma carteira de hóspedes diversificada, ao mesmo tempo que constroem relações duradouras.
Explore todas as funcionalidades do nosso sistema e esclareça as suas dúvidas diretamente com os nossos especialistas.