Ynnov | O perfil do viajante tendo em conta a sua geração

O perfil do viajante tendo em conta a sua geração

24/04/2024
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Dos baby boomers à geração Z, cada geração traz consigo características únicas que moldam as preferências de viagem. Para proprietários e gestores de alojamento, entender estas nuances e potenciar os seus alojamentos para receber cada geração é crucial.

Num cenário em constante evolução, proprietários e gestores de alojamento enfrentam inúmeros desafios para responder, de forma efetiva, à grande variedade de hóspedes que vão recebendo, cada um deles moldado pelas características únicas da sua geração.

Compreender as diferentes preferências, comportamentos e expetativas das diferentes gerações é crucial para proporcionar experiências únicas aos seus hóspedes. Neste artigo, iremos explorar os diferentes perfis de viajante, tendo em consideração os requisitos de cada geração, oferecendo-lhe dicas de como pode adaptar os seus serviços para satisfazer as necessidades de hóspedes cada vez mais diversificados.

  • As diferentes gerações e o impacto no perfil de viajante
  • Baby Boomers
  • Geração X
  • Millennials
  • Geração Z
  • Conclusão

As diferentes gerações e o impacto no perfil de viajante

A evolução da sociedade ao longo tempo, aliada a outros fatores como o aumento da esperança média de vida e o aparecimento da tecnologia, deu origem a várias gerações distintas, cada uma delas moldada por influências culturais, tecnológicas e económicas diferentes. Estas diferenças geracionais manifestam-se em muitas áreas, incluindo nas preferências e nos comportamentos de viagem. Compreender o impacto das características de cada geração no perfil do viajante é crucial para proprietários e gestores de alojamento.

Desde os baby boomers, passando pela geração X, millennials ou geração Z, cada grupo traz consigo um conjunto muito próprio de valores, atitudes e expetativas no que diz respeito a viagens. Fatores como a tecnologia, condição económica ou eventos globais, desempenham um papel crucial na formação dos hábitos de viagem de cada geração.

No nosso artigo, vamos abordar as diferentes gerações e respetivo perfil de viajante. Comecemos a nossa viagem geracional pelos baby boomers.

Baby Boomers

Da geração dos baby boomers, fazem parte os nascidos entre os anos de 1940 e 1959. Depois de uma vida de trabalho, os baby boomers, agora na aposentadoria, sentem-se cada vez mais propensos a viajar, a explorar o mundo e a dedicar-se às suas paixões. Com o aumento da qualidade e da esperança média de vida, é natural que aumente também a idade dos viajantes, à medida que se redefine o significado de aposentadoria. Ainda que propensos a viajar, os baby boomers têm certas características e requisitos que os afastam das demais gerações:

  • Preferência por acomodações tradicionais;
  • Valorização da interação pessoal e de um serviço personalizado;
  • Preferência por visitas guiadas e atividades de grupo.

Dicas para captar a atenção dos viajantes baby boomers para o seu alojamento:

  • Preste serviços personalizados e tenha a máxima atenção ao detalhe;
  • Ofereça descontos exclusivos para estadias mais longas;
  • No seu alojamento, priorize o conforto das suas comodidades;
  • Privilegie a interação humana e a hospitalidade;
  • Comunique claramente com o seu hóspede, dando preferência aos meios de comunicação tradicionais.
Ynnov | Conheça os hóspedes da geração x

Geração X

A geração X, também conhecida como “geração sanduíche” engloba os nascidos entre os anos de 1960 e 1979. Esta é a geração daqueles que, atualmente, se redobram em esforços para conciliar a sua vida profissional e familiar. Apesar de todos os desafios, a geração X ainda reserva algum tempo para viajar.

Normalmente, dão prioridade a férias em família que atendam aos seus interesses e aos interesses dos seus filhos e também netos. Viagens multigeracionais tornam-se uma tendência popular entre esta geração, o que lhes permite criar memórias duradouras enquanto satisfazem a sua própria vontade de viajar. Seja uma escapadinha a um destino com praia ou uma viagem de imersão cultural, a geração X é hábil em equilibrar o trabalho e a experiência de viagem. Os viajantes da geração X, de uma forma geral caracterizam-se por:

  • Procurar encontrar um balanço saudável entre a vida pessoal, profissional e as suas viagens;
  • Ter preferência por acomodações de padrão médio-alto;
  • Valorizar a conveniência e a eficácia no momento da reserva.

Para fidelizar hóspedes desta geração:

  • Ofereça a possibilidade de check-in e check-out flexível;
  • Disponibilize Wi-Fi de qualidade e acomodações que permitam aos viajantes trabalhar;
  • Crie programas de fidelização oferecendo condições especiais para hóspedes fiéis;
  • No seu alojamento, disponibilize atividades com um misto de aventura e relaxamento;
  • Privilegie a decoração;
  • Desenvolva parcerias locais.

Millennials

Dos millennials fazem parte todos aqueles que nasceram entre os anos de 1980 e 1995. Esta geração é conhecida pelo seu desejo de experiências autênticas, o que está a remodelar a indústria das viagens. Procuram aventura, imersão cultural e um sentido de ligação com os locais que visitam. Os Millennials dão prioridade às experiências em detrimento dos bens materiais, valorizando as memórias e o crescimento pessoal acima de tudo. É mais provável que escolham alojamentos sustentáveis, que apoiem empresas locais e que lhes permitam participar em atividades que tenham um impacto positivo nas localidades que visitam. Desde o voluntariado em aldeias remotas, até férias com a mochila às costas pelo Sudeste Asiático, os millennials estão a adotar as viagens como um meio de auto-descoberta e de estabelecer ligações significativas. Principais características dos millennials enquanto viajantes:

  • Desejo de experiências únicas e autênticas;
  • Valorização da sustentabilidade e da responsabilidade social;
  • Confiança e dependência da tecnologia.

Para atrair este tipo de hóspedes para o seu alojamento deve considerar:

  • Dar ênfase às práticas sustentáveis do seu alojamento;
  • Aproveitar as redes sociais para campanhas de marketing e divulgação do alojamento;
  • Fornecer aos seus hóspedes recomendações de experiências locais e únicas;
  • Disponibilizar tarifas mais económicas e em conta.
Ynnov | Conheça a geração Z, os mais novos viajantes

Geração Z

A geração Z agrupa todos os nascidos entre 1996 e 2010. Esta é a primeira geração a nascer e crescer num mundo onde a tecnologia está perfeitamente integrada na vida quotidiana. Os nativos digitais, são altamente especializados em tecnologia e dependem das plataformas das redes sociais para se inspirar e planear viagens. Embora apreciem a conveniência da tecnologia, a Geração Z também anseia por destinos turísticos únicos e fora do comum. São atraídos por locais que oferecem momentos instagramáveis e experiências imersivas que vão para além das típicas atrações turísticas. Esta geração começa, aos poucos, a impactar a indústria das viagens de uma forma cada vez mais incontornável, ao exigir experiências personalizadas e autênticas, repletas de tecnologia e que se alinhem com os seus valores.

Principais características dos viajantes da Geração Z:

  • Procuram viagens com experiências impulsionadas pela tecnologia;
  • Preferem alojamentos mais económicos, sustentáveis e que permitam o convívio entre os hóspedes;
  • Valorizam a diversidade e a inclusão.

Se pretende captar a atenção deste tipo de hóspedes para o seu alojamento deve seguir estas dicas:

  • Forneça comodidades voltadas para a tecnologia bem como um Wi-Fi de qualidade;
  • Abrace a diversidade quer nas suas redes sociais, campanhas de marketing e também no seu staff;
  • Crie, no seu alojamento, espaços instagramáveis e incentive à criação de conteúdo pelos seus hóspedes;
  • Aproveite o marketing de influência e convide influencers a conhecer o seu alojamento para aumentar a sua visibilidade.

Conclusão

Compreender os diversos perfis de viajantes com base na sua geração é crucial para proprietários e gestores de alojamento que procuram prosperar num setor tão competitivo como é o do alojamento.

Ao adaptar os serviços e as comodidades para satisfazer as preferências exclusivas dos baby boomers, da geração X, dos millennials ou da geração Z, os alojamentos podem, não só, atrair mas, também, manter e fidelizar uma base de hóspedes fiéis. À medida que o panorama das viagens continua a evoluir, manter-se adaptável e responder às necessidades em constante mudança de cada geração é a chave para o sucesso a longo prazo.

Desta forma, os alojamentos conseguem satisfazer as preferências das diferentes gerações, atraindo uma carteira de hóspedes diversificada, ao mesmo tempo que constroem relações duradouras.




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