A pandemia de COVID-19 veio alterar, para sempre, a forma como encaramos muitos aspetos da nossa vida, desde a forma como comunicamos e nos relacionamos, até à forma como nos posicionamos e agimos no mundo. No setor do alojamento, quer para proprietários, quer para hóspedes, não poderia ser diferente.
Mesmo estando a assistir a uma retoma bastante satisfatória do turismo em terras lusas, não é possível negar que houve mudanças que vieram para ficar. Durante os anos em que vivemos assolados pela pandemia, a forma como os hóspedes encaram as suas férias e as suas reservas mudou. Se, por um lado, começaram a optar por estadias em alojamentos de turismo rural (o que levou a um aumento do segmento na retoma do turismo), as políticas de cancelamento flexíveis passaram a ter um lugar preponderante, muito devido aos impedimentos súbitos às deslocações.
Neste momento, em Portugal, já é possível respirar de alívio no que diz respeito à pandemia. No entanto, ainda temos que lidar com o seu impacto no setor do turismo. Por esse motivo, é importante perceber e entender melhor os diferentes tipos de políticas de cancelamento e os prós e contras das políticas de cancelamento flexível, tão procuradas atualmente.
As políticas de cancelamento podem ser uma grande dor de cabeça para quem está a começar no setor do alojamento, pela sua abrangência e pela falta de uma noção clara dos pontos que devem ser definidos e abordados. De uma forma geral, podemos afirmar que as políticas de cancelamento agrupam todos os termos e condições, estabelecidos pelos proprietários, e regem a forma como as reservas podem ser canceladas.
É nas políticas de cancelamento que deverá estabelecer, de forma clara, as diretrizes para os hóspedes, no que diz respeito a prazos para cancelamento e se haverá ou não lugar a reembolsos (e até quando). As políticas de cancelamento para reservas devem proteger os interesses dos proprietários, evitando ao máximo perdas avultadas de receitas e taxas de cancelamento muito altas, ao mesmo tempo que apresentam aos hóspedes o melhor serviço possível, de forma transparente.
As políticas de cancelamento devem ser comunicadas a todos os hóspedes no momento de cada reserva, por um meio que seja claro e eficaz. No motor de reservas Ynnov, as políticas de cancelamento ficam disponíveis mesmo antes da realização de cada reserva, junto ao botão “Próximo”, para avançar com a reserva. Conheça o nosso modelo de motor de reservas.
O primeiro passo para definir as políticas de cancelamento para o seu alojamento e para, posteriormente, as disponibilizar no seu motor de reservas é, sem sombra de dúvida, conhecer os diferentes tipos de políticas de cancelamento. É isso que vamos explorar no próximo ponto.
Definir as políticas de cancelamento que pretende disponibilizar no seu alojamento é extremamente importante para balizar o seu negócio, prevenindo assim perdas financeiras, taxas de cancelamento muito altas e a diminuição das taxas de ocupação. Para definir as suas políticas de cancelamento, é bastante importante conhecer os principais tipos existentes, a sua aplicabilidade e as suas condições. Assim sendo, podemos destacar três grandes tipos de políticas de cancelamento, que podem ser personalizadas e adaptadas mediante a realidade de cada negócio. São elas:
Conforme já foi falado anteriormente, as políticas de cancelamento flexíveis ganharam um maior destaque durante a pandemia, aquando da retoma do turismo. Devido aos constantes confinamentos e, muitas vezes, à impossibilidade de sair da área de residência por períodos indefinidos de tempo, tornou-se cada vez menos possível definir as férias com antecedência. Quem o fazia, procurava taxas de cancelamento flexíveis e que permitissem uma maior adaptação à realidade, para estar mais salvaguardado. Assim, cresceu um maior interesse por alojamentos que tivessem políticas de cancelamento mais flexíveis, permitindo aos hóspedes adaptar-se e precaver-se perante uma potencial adversidade.
Apesar do final da pandemia e do fim de qualquer medida de restrição imposta, os hábitos dos turistas permaneceram, no entanto, iguais e a procura por alojamentos que permitissem uma maior flexibilidade para o cancelamento de reservas não só permaneceu, como tem vindo, nos últimos meses, a aumentar.
Atualmente, ter políticas de cancelamento flexíveis é estar posicionado junto das atuais tendências de reservas. Mas, será que conhece as principais vantagens de ter, no seu alojamento, políticas de cancelamento flexíveis?
Para além de todos os prós abordados no ponto acima, temos também de refletir nos contras que estas políticas poderão acarretar para o seu alojamento. É imprescindível que conheça os prós & contras antes de estabelecer qualquer política no seu alojamento, ainda mais quando isso poderá ter impacto direto na rentabilidade do mesmo.
Como principais contras das políticas de cancelamento flexíveis podemos destacar:
Para decidir se deve ou não implementar no seu alojamento políticas de cancelamento flexíveis, deve ponderar, de forma minuciosa, todos os prós & contras. Afinal, cada alojamento é um alojamento e cada negócio atende a realidades específicas que devem ser sempre tidas em conta. Fatores como a localização onde se insere o seu alojamento, o seu público-alvo ou o retorno financeiro que o seu alojamento deverá cumprir são fatores a ter em conta na decisão de ter ou não políticas de cancelamento flexíveis. Neste, como em muitos outros aspetos no que diz respeito ao setor do alojamento, não há regra e imperam as soluções que melhor se adaptam às suas necessidades e expectativas.
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