A prática de viagens no contexto de atividades profissionais ou para a participação em eventos e conferências é denominada de Turismo de Negócios e Eventos. Na hotelaria, este é um segmento com grande preponderância a nível mundial, ao qual é dado o nome de MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). Eventos como reuniões de negócios, conferências, congressos ou feiras fazem parte deste segmento e são responsáveis pela movimentação dos profissionais. Contudo, o Turismo de Negócios e Eventos vai muito para além de deslocações relacionadas com o trabalho.
O Turismo de Negócios e Eventos engloba uma variedade de atividades, que permite que os profissionais desfrutem do destino como viajantes comuns e que, mesmo em trabalho, usufruam de momentos de lazer, aproveitando produtos turísticos do destino que visitam. Esta é uma tendência cada vez mais em voga, conhecida genericamente como “bleisure” (bussiness + leisure).
O impacto económico do Turismo de Negócios e Eventos não se limita ao setor do alojamento, passando por áreas comerciais como a restauração, aluguer de dispositivos tecnológicos, serviços de catering, entre muitos outros.
Neste Visto às Lupa, descubra o Turismo de Negócios e Eventos, as necessidades específicas deste tipo de turistas e descubra como pode potenciar o seu alojamento para receber quem viaja a trabalho.
O Turismo de Negócios e Eventos foi um dos segmentos do turismo mais afetado pela pandemia. Numa fase em que as deslocações eram restritas e em que as plataformas de reuniões online atingiram o seu auge, era expectável que este segmento nunca mais voltasse a ser o mesmo da era pré-pandémica.
No entanto, e felizmente para todas as empresas que se dedicam a este setor, nos anos que se seguiram à pandemia, com o levantamento das restrições, a retoma dos eventos presenciais e até mesmo o seu aumento tem sido uma constante.
É no decorrer deste crescimento que Portugal tem assistido a uma ascensão notável no Turismo de Negócios e Eventos nos últimos anos, tendo-se consolidado como um destino de eleição para eventos corporativos e viagens de trabalho. Segundo dados divulgados pela Associação Internacional de Congressos e Incentivos (ICCA), em 2022, Portugal foi o sétimo país do mundo que mais recebeu e organizou congressos.
Esta tendência ascendente não é apenas reflexo da atratividade de Portugal como um destino de negócios, mas sugere também uma mudança nas preferências de quem viaja em negócios. A localização estratégica, as infraestruturas e a hospitalidade são fatores que contribuem para o interesse no nosso país como um destino predileto para viagens de negócios ou a participação em eventos.
Para proprietários e gestores de alojamento, compreender a importância e o peso que este tipo de turismo tem no negócio é crucial para ajustar estratégias. O Turismo de Negócios e Eventos cria uma oportunidade única para expandir a base de clientes, proporcionando experiências personalizadas que atendam às exigências específicas destes viajantes.
Atrair e satisfazer este tipo de viajantes requer uma compreensão profunda das necessidades específicas deste segmento. Os proprietários e gestores de alojamento devem estar alerta para os fatores que influenciam a escolha, garantindo que os seus alojamentos superam as expectativas.
Ao compreender e incorporar elementos que permitam satisfazer todas as necessidades dos viajantes em negócios, os proprietários e gestores de alojamento podem atrair e fidelizar um volume considerável de novos hóspedes. No entanto, e por este ser um segmento em constante mutação, é necessário que esteja pronto para se adaptar e inovar continuamente, à medida que as necessidades e expectativas dos viajantes em negócios evoluem.
A preparação do seu alojamento para eventos corporativos é um passo crucial para garantir que a sua propriedade é uma escolha preferencial para reuniões, conferência e atividades relacionadas com negócios. Se, no seu alojamento, dispõe de algum espaço livre que possa direcionar para este tipo de público, abaixo listamos algumas das considerações essenciais que deve ter em conta:
Ao ajustar o seu alojamento para atender às necessidades específicas de eventos corporativos, os proprietários e gestores de alojamento não atraem apenas mais negócios, mas também geram uma reputação positiva no meio empresarial.
Estabelecer parcerias estratégicas com empresas é uma abordagem inteligente para atrair mais hóspedes e enriquecer a experiência dos viajantes de negócios que escolhem o seu alojamento. Essas colaborações não acrescentam apenas valor à estadia, mas também fortalecem laços com o tecido empresarial. Abaixo, enumeramos algumas parcerias que pode levar em consideração:
Ao estabelecer alianças e parcerias, amplia o leque de serviços disponíveis para os seus hóspedes, ao mesmo tempo que fortalece o posicionamento do seu alojamento como parte integrante da comunidade que está inserido. Esta é uma abordagem que beneficia não só os negócios e a rentabilidade do seu alojamento, como contribui para uma experiência mais rica e envolvente para quem viaja em negócios ou para participar em eventos.
Para atrair cada vez mais a atenção de quem viaja motivado pelos negócios é importante investir também em estratégias de marketing digital adequadas. Ao adaptar a sua abordagem de marketing para atender às necessidades específicas deste tipo de público, estará a maximizar a visibilidade do seu alojamento e a potenciar o aumento de reservas provenientes deste mercado.
Ao canalizar as suas estratégias de marketing para o público do Turismo de Negócios e Eventos, estará a posicionar o seu alojamento como uma boa escolha para estadias corporativas. Esteja atento às tendências do mercado, ajuste as suas campanhas conforme necessário e destaque os elementos que tornam a sua propriedade única para estes viajantes. A eficácia das estratégias de marketing desempenha um papel crucial na captação e retenção deste segmento de hóspedes.
O Turismo de Negócios e Eventos em Portugal oferece um terreno fértil para proprietários e gestores de alojamento que procuram atrair o público corporativo. Neste Visto à Lupa, exploramos uma série de estratégias que podem ser implementadas para otimizar a sua propriedade, destacando-se da concorrência.
Ao implementar estas práticas e ao permanecer atento às evoluções do mercado, proprietários e gestores de alojamento têm a oportunidade de se destacar, não apenas como provedores de alojamento, mas como parceiros essenciais para o sucesso dos negócios da região.
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