Com a época de férias quase a terminar e com a rotina a bater de novo à porta, torna-se importante para os proprietários e gestores de alojamento planearem uma estratégia eficaz, que permita rentabilizar os seus alojamentos na época baixa que se avizinha.
Uma boa forma de tentar aumentar a taxa de ocupação dos alojamentos é, sem sombra de dúvidas, aproveitar os eventos que vão decorrendo perto da sua localização, para promover estadias temáticas com promoções associadas. Agora que estamos prestes a assistir à retoma em força de eventos desportivos, estamos na altura ideal para definir uma estratégia que rentabilize estes eventos e faça aumentar a taxa de ocupação dos seus alojamentos.
Neste Visto à Lupa, iremos abordar o Turismo Desportivo, todas as suas vertentes e o impacto que estes eventos têm na economia e no setor do alojamento em Portugal. Para o ajudarmos a preparar uma estratégia que tire o máximo partido dos eventos desportivos de Portugal, preparamos uma lista com dicas que poderá aplicar nos seus alojamentos.
Como o próprio nome indica, o Turismo Desportivo é um tipo de turismo que está intrinsecamente ligado com atividades desportivas. Durante o ano, em Portugal e na maioria dos países, vão decorrendo eventos desportivos (de maior ou menor dimensão) que, com toda a certeza, têm impacto nas localidades onde se realizam. Este impacto estende-se, naturalmente, ao setor do turismo que, como seria de esperar, apresenta um maior número de reservas e hóspedes, devido ao número de pessoas que se deslocam para participar ou assistir a esses mesmos eventos. Aliás, é essa a essência do Turismo Desportivo.
Mas espante-se quem acha que o Turismo Desportivo é uma tendência recente ou que pouco impactou a história da civilização. Desde a Grécia antiga, os habitantes do país deslocavam-se para participar e assistir aos Jogos Olímpicos. Mesmo durante a idade média, o Turismo Desportivo foi estando presente na vida dos aldeões e cavaleiros, que se deslocavam para participar e assistir aos torneios de justas.
Atualmente, no mundo moderno, temos visto o Turismo Desportivo ganhar muito destaque, na medida em que é cada vez mais fácil, rápido e acessível viajar e, como é óbvio, também devido ao facto de existirem cada vez mais eventos desportivos de relevo a decorrer. O nosso país não é excepção.
Eventos internacionais (como as corridas de carros, circuitos de F1, jogos da Champions League) e eventos a nível nacional (como a final four da Allianz Cup, Taça de Portugal, Volta a Portugal em bicicleta ou circuitos portugueses de surf) são eventos responsáveis pela mobilização de um grande número de turistas, que se deslocam para estas localidades, a fim de participarem ou assistirem a estes eventos.
O Turismo Desportivo, por estar associado à realização de qualquer tipo de evento que esteja relacionado com a prática desportiva, apresenta várias formas e vertentes distintas. De uma forma geral, podemos destacar 6 vertentes principais de Turismo Desportivo:
A diversidade do número de vertentes que está associada ao Turismo Desportivo é elevada e, cada uma destas vertentes, atrai um nicho de público específico que se interessa por um determinado tipo de desporto.
Em Portugal, somos apaixonados pelo desporto e isso reflete-se nos inúmeros eventos desportivos que se realizam ao longo do ano. Anualmente, somos visitados por muitos turistas que vêm assistir aos mais variados eventos e que buscam em Portugal a excelência do desporto. Mesmo os residentes não fogem a esta paixão e é frequente deslocarem-se para outra região ou cidade, para assistir ao jogo de futebol da sua equipa do coração ou participar em algum evento desportivo de relevo. Todas estas deslocações geram turismo e, por consequência, geram receita.
Para além de todos os gastos associados à deslocação, alimentação e compra de bilhetes para os eventos, o Turismo Desportivo envolve também gastos associados com estadias. Desta forma, podemos afirmar, seguramente, que o Turismo Desportivo estimula diversos setores, enquanto promove as localidades onde se realizam. Para além destes benefícios, a existência de eventos desportivos em Portugal contribui para a divulgação do nosso país como o destino de referência, atraindo cada vez mais e mais diversificados turistas.
Por si só, estar localizado em Portugal já faz dos alojamentos potenciais acolhedores de turistas com foco em Turismo Desportivo. A diversidade geográfica do nosso país faz com que seja possível realizar eventos ligados a uma grande variedade de desportos. Atrair este tipo de turistas poderá ser uma boa forma de o setor rentabilizar os seus alojamentos na época baixa. Deixamos uma pequena lista com dicas e medidas que poderá implementar:
O Turismo Desportivo em Portugal tem tudo para ser uma tendência em crescimento, bastando que para isso haja, por parte das entidades promotoras, uma aposta na realização deste tipo de eventos no nosso país.
A falta de infraestruturas poderá ser um entrave à realização de eventos a uma maior escala. No entanto, a arte de bem receber é um ponto forte, transversal a vários setores, e nós portugueses somos peritos nisso. Mesmo no caso de turistas que visitam o nosso país para uma estadia curta e para assistir apenas a um evento desportivo. É por isso que os turistas querem visitar Portugal e passar por cá o seu tempo.
Com o Turismo Desportivo será o mesmo caso. Temos tudo para ser um destino de destaque e de acolhimento de diversos eventos de cariz desportivo, nas mais variadas áreas. Tire partido disso e aumente a rentabilidade do seu alojamento.
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