Visto à Lupa - Turismo Literário

Visto à Lupa: Turismo Literário

26/09/2023
Visto à LupaTurismo de PortugalTurismo Literário

Neste Visto à Lupa, apresentamos-lhe o Turismo Literário, uma vertente do turismo que apresenta uma grande margem de crescimento e, por isso, é uma excelente oportunidade para proprietários e gestores de alojamento. Fique a saber mais e descubra como pode atrair turistas literários para o seu alojamento.

O turismo assume formas variadas e singulares, com o objetivo de suprir as necessidades de nichos de mercados específicos. É o caso do Turismo Literário. Para muitos, o Turismo Literário não passa de uma vertente mais específica do turismo cultural. No entanto, devido às características do turista que viaja com este fim, é-nos possível afirmar que esta é uma tendência em crescimento e também com um forte potencial de desenvolvimento em Portugal.

Neste artigo, iremos aprofundar conhecimentos sobre o Turismo Literário, explicando conceitos e aplicabilidade. Vamos explorar a oportunidade de mercado que existe em Portugal para desenvolver esta vertente do turismo e deixar algumas dicas de como pode promover o Turismo Literário no seu alojamento.

  • Turismo Literário, uma nova tendência
  • O Turismo Literário em Portugal
  • Como atrair este tipo de turistas para o seu alojamento
Livraria Lello atrai muitos turistas literários

Turismo Literário, uma nova tendência

Alguma vez, depois de ler um livro, se sentiu cheio de curiosidade e vontade de conhecer o ambiente e os lugares descritos na obra? Pois bem, é isto que acontece aos turistas que se dedicam ao Turismo Literário. Estes turistas, amantes da leitura, sentem-se impelidos a conhecer os lugares descritos nas suas obras de eleição.

A origem desta vertente de turismo terá sido em Inglaterra, com o interesse massificado em conhecer quer os lugares descritos nas obras de Shakespeare, percorrer as ruas que o autor percorreu, conhecer a sua casa e os ambientes que frequentava. Ao longo do tempo, com a massificação do turismo e com o aumento da oferta de literatura estrangeira, o Turismo Literário tem vindo a desenvolver-se cada vez mais, representando, atualmente, um nicho de mercado considerável e com bastante potencial.

Como já referimos, de forma bastante breve, o Turismo Literário atrai turistas que buscam conhecer, explorar e vivenciar paisagens, lugares históricos, cidades, viagens descritas em livros ou até mesmo as casas e os ambientes frequentados pelos escritores da sua eleição. O que ainda não tínhamos referido é que, neste tipo de turismo, há também lugar para visitas a bibliotecas, livrarias e a estadia em alojamentos temáticos.

O perfil do turista literário é bastante variado, uma vez que são múltiplos os autores e os estilos literários. No entanto, em traços gerais é possível afirmar que este tipo de turistas tende a ter um nível de educação elevado e que, nas suas viagens, é estimulado pelo lado intelectual. Atualmente, são os países do norte da Europa que têm um maior número de viajantes dedicados a este tipo de turismo. Isto porque os nórdicos têm o hábito de planear viagens com uma motivação em específico, procurando diferentes atividades e alternativas ao turismo tradicional.

O Turismo Literário é um segmento de turismo cujo potencial está ainda por descobrir, porque está intrinsecamente ligado ao turismo cultural, ao qual é associado muitas vezes. No entanto, existe neste segmento uma brecha para a sua evolução, para o seu desenvolvimento e, por conseguinte, conseguir atrair um número cada vez maior de turistas. É neste ponto que o setor do alojamento pode ajudar a desenvolver este segmento. Mas antes disso, vamos analisar o estado do Turismo Literário em Portugal.

Eventos de turismo literário atraem um número crescente de turistas

O Turismo Literário em Portugal

Autores como Fernando Pessoa e José Saramago, dois dos autores portugueses mais reconhecidos a nível internacional, são responsáveis por, anualmente, atraírem ao nosso país turistas curiosos para conhecer os lugares descritos nas suas obras, bem como as terras por onde passaram e viveram.

É no decorrer do interesse pelo Turismo Literário que, em Lisboa, lugares como A Brasileira ou bairros emblemáticos como o Chiado se tornaram pontos turísticos indispensáveis, quer para os turistas literários, quer para todos os turistas. No caso do Porto, podemos destacar também a Livraria Lello, divulgada amplamente como um lugar de referência para J.K. Rowling. Descubra alguns dos mais famosos Roteiro Literários em Portugal.

No entanto, não nos podemos esquecer daquele que será, talvez, o maior trunfo do nosso país no que respeita ao Turismo Literário: os roteiros literários. Vários autores como José Saramago, Eça de Queirós e Almeida Garrett, descreveram nas suas obras viagens pelas diversas paisagens portuguesas e criaram roteiros turísticos, verdadeiros guias para quem quer conhecer o nosso país. Um caso recente é a série da RTP “Viagem a Portugal”, inspirada na obra de José Saramago e que acompanha a viagem do autor por diversas terras portuguesas.

Por esta razão, o Turismo Literário, deve ser encarado, em Portugal, como uma vertente do turismo com potencial de crescimento e que deverá ser tida em conta por todos os intervenientes do setor do turismo. Entre estes intervenientes encontra-se, como não poderia deixar de ser, o setor do alojamento. Este setor pode encontrar, no Turismo Literário, um nicho de mercado atraente, devido ao perfil do turista e à rentabilidade que este tipo de hóspede poderá trazer para os alojamentos. Assim, é importante que fique a conhecer algumas dicas a ter em consideração para atrair os turistas literários para o seu alojamento.

Feiras do livro são eventos com potencial no Turismo Literário

Como atrair este tipo de turistas para o seu alojamento

À semelhança das diferentes vertentes do turismo, atrair turistas literários para o seu alojamento requer alguma dedicação e especialização no setor. Não basta apenas estar localizado perto de lugares emblemáticos para uma obra de literatura. É necessário personalizar o seu alojamento e dar-lhe a alma da obra. Afinal, este tipo de turistas pretende uma experiência imersiva e que fique para sempre marcada no seu imaginário. Nesse sentido, istamos abaixo algumas dicas que deverá ter em conta para chamar a atenção dos turistas literários, cativando-os para se alojarem na sua propriedade.

  • Identifique o seu nicho de mercado: É frequente, no nosso blog, referirmo-nos à importância da definição do seu público-alvo e de encontrar o nicho de mercado que melhor se enquadra no seu modelo de negócio. No caso do Turismo Literário, não é exceção, tendo ainda um peso mais importante. Se a sua propriedade não estiver localizada num lugar tradicionalmente ligada à obra de um autor, pode ainda assim criar um espaço dedicado ao Turismo Literário. Para isso, basta que analise um nicho de mercado que pretende atrair. Podem ser fãs de ficção científica, obras medievais ou outros. A partir desta definição, o que tem a fazer é seguir os passos abaixo.
  • Adeque o seu alojamento: Personalizar o seu alojamento de acordo com a vertente do Turismo Literário que pretende oferecer aos seus hóspedes será, certamente, uma mais valia. Decore o seu alojamento a rigor, inclua uma pequena biblioteca e promova um ambiente literário para que a experiência dos seus hóspedes seja memorável.
  • Promova eventos literários no seu alojamento: Eventos como rodas de leitura, workshops de storytelling ou de escrita criativa, são alguns exemplos de eventos que poderá promover no seu alojamento, para atrair um maior número de turistas literários.
  • Desenvolva parcerias relevantes: Parcerias com bibliotecas locais, grupos literários, clubes de leitura ou autores locais, podem tornar-se fatores chave para atrair mais turistas para o seu alojamento. Afinal, acabam por ser estas entidades o elo de ligação entre o turista e o mundo literário.
  • Defina a sua estratégia de marketing digital: Este é também um dos pontos que se aplica a qualquer atividade que promova no seu alojamento. Depois de estabelecer, cuidadosamente, a experiência que vai proporcionar aos seus hóspedes, é importante que a promova. Daí a importância da estratégia de marketing digital. Deverá recorrer a diversas ferramentas como email marketing, redes sociais ou anúncios pagos, para promover o seu alojamento junto dos turistas literários.

O Turismo Literário, em Portugal, está ainda longe de atingir o seu máximo potencial. Representa, por este motivo, uma ótima oportunidade de negócio para proprietários e gestores de alojamento que querem ver as suas propriedades com destaque neste nicho de mercado em específico. Fatores como a localização do alojamento, os eventos literários que ocorrem durante o ano, ou a oferta de serviços diferenciados têm bastante peso para os turistas literários.

Ao colaborar com diferentes entidades estará, não só, a promover o Turismo Literário no seu alojamento, como estará também a agir como uma entidade promotora a nível local. Ao criar, no seu alojamento, um ambiente acolhedor e cativante, irá proporcionar aos seus hóspedes uma experiência única e que não será, certamente, esquecida.




Partilhar:

Deseja agendar uma demonstração?

Explore todas as funcionalidades do nosso sistema e esclareça as suas dúvidas diretamente com os nossos especialistas.