A história de um país e das suas gentes fica marcada para a posterioridade, das mais diversas formas. Acontecimentos históricos, guerras, batalhas, conquistas ou disputas permanecem perpetuadas na memória coletiva de um país, nos seus monumentos históricos, castelos, muralhas ou campos de batalha. Para a maior parte dos países, os seus feitos militares são indissociáveis da sua cultura, hábitos e história.
A este fenómeno do interesse na vertente histórico-militar de um país, por parte de turistas que procuram visitar estes lugares emblemáticos, damos o nome de Turismo Militar.
Portugal é um dos países mais antigos do mundo e todos estes séculos de história estão repletos de guerras, batalhas, conquistas e até invasões. Por este motivo, é de esperar que o nosso país seja um destino privilegiado para os amantes do Turismo Militar.
Neste Visto à Lupa, damos a conhecer o Turismo Militar, os seus conceitos, a sua realidade em Portugal, quem procura este tipo de turismo, quais actividades pretende praticar e damos ainda dicas de como pode atrair este tipo de turistas para o seu alojamento.
O Turismo Militar é uma vertente especializada do Turismo Cultural. Este tipo de turismo tem atraído cada vez mais investimento por parte dos governos, o que, por sua vez, tem levado a um maior interesse e atenção de turistas que pretendem saber mais sobre a história militar de um país. Por este motivo, o Turismo Militar deve ser tido em conta como uma vertente em ascensão do turismo cultural, com um grande potencial de expansão.
Este tipo de turismo possibilita aos viajantes mergulhar numa jornada emocionante pela história, visitando locais de eventos históricos, marcados, muitas vezes, por batalhas épicas ou pelo aparecimento de estratégias militares inovadoras. O Turismo Militar permite caminhar pelos passos da história da fundação de países, pelas veias das suas declarações de independência e (infelizmente) pelas rotas mais tristes e negras da história da humanidade.
Há cada vez mais turistas interessados em descobrir esta faceta dos países que escolhem visitar, quer pela riqueza do diverso património, quer para compreender o seu passado, as suas conquistas, batalhas e guerras e o que levou à formação da sua identidade nacional.
Os turistas que procuram o Turismo Militar como forma preferencial de ocupar as suas férias são, por natureza, curiosos entusiastas da história militar de um país e do património cultural com ele relacionado. Entre eles podemos destacar:
Ao Turismo Militar estão associados diversos tipos de atividades turísticas, mais ou menos tradicionais e consensuais. Estas atividades visam proporcionar ao turista experiências enriquecedoras e emocionantes, onde poderão se envolver e descobrir a história militar de um país, os eventos mais importantes, passando também pelo conhecimento da evolução das suas forças armadas. É possível destacar as seguintes atividades:
Portugal é um dos países mais antigos do mundo. Tal facto, faz do nosso país um dos lugares mais ricos em história militar. Desde a Batalha de São Mamede, à fundação do país, passando pela reconquista cristã, as batalhas contra Espanha, a guerra colonial ou a revolução dos cravos, são vários os fenómenos militares que deixaram vestígios e património de interesse.
Talvez por este motivo, o governo português, representado pelo Ministério da Defesa, juntamente com as forças armadas, estejam empenhados em dinamizar e divulgar o Turismo Militar. Sob a alçada da entidade Turismo Militar, têm vindo a ser desenvolvidas atividades, roteiros turísticos e várias obras de requalificação de património, com o principal objetivo de promover Portugal como um destino turístico para os adeptos do Turismo Militar.
Podemos, de forma inegável, destacar o grande número de castelos e muralhas que se encontram espalhados um pouco por todo o nosso país e que, devido à sua localização estratégica, desempenharam um papel importante na defesa militar de Portugal e das suas fronteiras. De destaque são também lugares como o Campo de São Mamede, em Guimarães, e o Campo de São Jorge, em Porto de Mós, palcos de batalhas que ficaram para sempre no memorial português.
Portugal é um país rico em património militar e repleto de atividades e experiências que pode proporcionar aos viajantes dedicados ao Turismo Militar. Para proprietários e gestores de alojamento, que têm alojamentos em lugares de referência militar, atrair este tipo de turistas pode tornar-se interessante, dado o potencial de crescimento que está a marcar este tipo de turismo.
Ter um alojamento em Portugal é já uma mais valia para proprietários e gestores de alojamento que pretendam atrair turistas com foco no Turismo Militar. No fim de contas, apresentamos neste artigo excelentes motivos que fazem do nosso país um destino privilegiado para este tipo de turismo. No entanto, dependendo de alguns fatores, como a localização próxima de um monumento militar de interesse, há certos alojamentos mais propensos a receber turistas interessados em descobrir mais sobre o Turismo Militar em Portugal. Abaixo listamos um conjunto de dicas para que possa atrair este tipo de público para o seu alojamento.
Explore todas as funcionalidades do nosso sistema e esclareça as suas dúvidas diretamente com os nossos especialistas.