O verão cheira a convívio, bons jantares, boa comida e, claro, férias. É durante este período que, invariavelmente, estamos mais predispostos a viajar, conhecer novas localidades ou culturas e a experimentar novos sabores e pratos. É impossível separar o verão do Turismo Gastronómico.
Muitos turistas, residentes ou não residentes, quando visitam alguma localidade em Portugal, procuram os melhores restaurantes ou alguma indicação de pratos tradicionais e produtos locais. Em Portugal, somos privilegiados. Temos uma gastronomia vasta e tão diferenciada quanto os diferentes tipos de paisagem do nosso pequeno mas belo país. Apostar em receber turistas focados em Turismo Gastronómico é, pois, uma mais valia. Afinal, temos muito a oferecer.
Neste Visto à Lupa, vamos focar-nos no Turismo Gastronómico, em todas as suas vertentes, nas atividades que estão, de alguma forma, relacionadas com este tipo de turismo, e ainda em algumas dicas de como pode atrair turistas focados em adquirir experiências gastronómicas para o seu alojamento.
O Turismo Gastronómico não é uma tendência nova. Pode-se dizer que está intrinsecamente ligada a uma grande parte das viagens de lazer. É natural que, quando visitamos algum lugar novo, também queiramos conhecer a sua gastronomia e os seus produtos locais. Esta é uma forma de ficarmos a conhecer um pouco da cultura daquele lugar, das suas gentes e da sua forma de viver. O mesmo acontece com quem visita Portugal. Os turistas que visitam o nosso país e por cá se hospedam vêm, muitas vezes, desejosos de conhecer a nossa gastronomia, visitar os nossos mercados e explorar os nossos produtos locais, privando com os seus produtores.
Os turistas que se interessam pela descoberta da gastronomia de um lugar procuram experiências originais e autênticas. Desejam saborear pratos tradicionais e regionais, visitar os mercados locais, assistir a workshops de culinária, participar nas vindimas ou fazer provas de vinho, interagindo com todos os agentes e produtores locais.
Uma das grandes vantagens do Turismo Gastronómico está relacionada com o estímulo dado à economia local. Uma vez que promove o consumo de produtos locais, o Turismo Gastronómico, estimula a economia e promove o desenvolvimento de pequenos produtores, a criação de novos restaurantes focados na gastronomia local, ao mesmo tempo que abre espaço para a criação de novos postos de trabalho ligados a atividades relacionadas com este tipo de turismo como, por exemplo, guias turísticos, ou promotores de atividades turísticas.
O Turismo Gastronómico tem ainda um papel fundamental para a promoção e conservação de receitas de pratos tradicionais, preservação de alimentos e produtos característicos e fomenta, de igual forma, a transmissão de técnicas e conhecimentos para as gerações futuras.
Como qualquer tipo de turismo, o Turismo Gastronómico abrange vários tipos diferentes de turistas, todos eles apaixonados pela gastronomia, pela arte de bem comer e pela ânsia da descoberta de novos sabores. No Turismo Gastronómico, podemos destacar 5 tipos de turistas:
Portugal é um país extremamente rico na sua gastronomia. De uma ponta à outra do país, nas suas diferentes altitudes e latitudes, diversos são os pratos tradicionais e os produtos utilizados, desde a comida das serra rica em queijo, enchidos e carnes de caça até ao litoral onde abundam peixes e frutos do mar.
O nosso país é reconhecido internacionalmente pela nossa gastronomia e podemos, com toda a certeza afirmar que este é um fator crucial para que o desenvolvimento do turismo em Portugal seja tão positivo, nos últimos anos. Os turistas descobriram o nosso país, a nossa cultura gastronomia, a nossa forma de bem receber e o setor do alojamento, que tanto trabalha para ser um agente de promoção de ambos.
Os proprietários e gestores e alojamento há muito que sabem o papel que a gastronomia tem para quem nos visita e têm, ao longo do tempo, desenvolvido atividades que promovem a gastronomia junto de todos os visitantes. Desta forma, atuam como agentes promotores e perpetuam experiências exclusivas e inolvidáveis na memória de quem visita o nosso país.
Apostar no Turismo Gastronómico é também apostar na promoção de Portugal, da sua cultura, dos seus produtos e também no que de muito bom se faz por cá. Como seria de esperar é também uma boa oportunidade para que alguns alojamentos se destaquem, ao oferecerem aos seus hóspedes atividades distintas e exclusivas. Abaixo, selecionamos uma pequena lista de atividades que poderá implementar como serviços adicionais do seu alojamento e, assim, diversificar a sua oferta, atrair mais reservas e, ao mesmo tempo, aumentar a receita do seu alojamento:
Ao desenvolver atividades que promovam o Turismo Gastronómico (como, por exemplo, as atividades que estão listadas no ponto anterior), é certo que estará a atrair a atenção de turistas focados em conhecer a cultura gastronómica da sua região. Não se esqueça de promover essas atividades nas suas redes sociais, no seu website ou ainda em campanhas de email marketing. Uma boa forma de promover a divulgação dos serviços focados na gastronomia é colocá-los no seu motor de reservas diretas, permitindo que os seus hóspedes adquiram esses serviços ao realizarem a sua reserva, antes mesmo de chegarem ao seu alojamento. Assim, conseguirão planear as suas férias da melhor forma. Consulte o website da Ynnov e descubra o nosso modelo de motor de reservas, onde poderá colocar os seus serviços adicionais.
Principalmente no verão, em que o tempo livre e o calor despertam nos hóspedes uma vontade de boa comida e de bons momentos passados à mesa, prepare o seu alojamento para receber ainda melhor e de uma forma mais exclusiva os seus hóspedes, recorrendo às dicas Ynnov.
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