O setor do Turismo tem vindo a deparar-se com bastantes desafios, no que diz respeito à forma como os turistas e viajantes encaram o planeamento de férias ou viagens. As reservas efetuadas online são agora a esmagadora maioria das reservas de qualquer alojamento e esta é, ainda, uma tendência em crescimento.
É impossível negar a importância que a Internet e o mundo online têm para o setor do alojamento, uma vez que permitem a aproximação entre anfitriões e hóspedes, promovendo ainda mais o aumento do turismo e o número de reservas.
É provável que, no seu alojamento, já coloque em prática algumas das dicas que vamos apresentar hoje. No entanto, tenha em conta que promover o seu alojamento online e aumentar o seu fluxo de reservas não é uma tarefa que possa ser conseguida aplicando apenas uma ou duas dicas. Esta é uma tarefa complexa e que requer empenho, quer no planeamento da estratégia, quer na forma como esta é colocada em prática. No nosso artigo, vai encontrar 6 dicas para aumentar as reservas online do seu alojamento. Ao lê-lo, deve ponderar a melhor forma de aplicar estas dicas à realidade do seu negócio.
Desde o seu surgimento, as Online Travel Agencies têm vindo a ocupar um lugar de destaque junto da indústria do turismo. Atualmente, a maior parte das reservas que chegam aos alojamentos através do online são provenientes das diversas OTAs. Plataformas como Booking, AirBnB ou Expedia são já praticamente consensuais entre todos os proprietários e gestores de alojamento. Por se tratarem de meios globais com um alcance praticamente infindável, estes canais dispõem de orçamentos para promoção e divulgação dos alojamentos neles listados, contra os quais é impossível competir.
Quando falamos, em geral, das OTAs, é importante também destacar que é graças a elas que muitos alojamentos aumentam o seu poder de venda, atingindo cada vez mais hóspedes, dos mais variados lugares do mundo. No entanto, o poder de venda trazido pelas OTAs acarreta inúmeras taxas e comissões.
Para uma grande parte dos alojamentos, não é possível sustentar o seu negócio sem recorrer a estes canais de distribuição, e está tudo bem com isso. O importante é que, para cada alojamento, exista uma estratégia de distribuição que permita capitalizar as reservas provenientes dos canais, fidelizando clientes e diminuindo a dependência das OTAs.
Para planear, de forma eficaz, a estratégia de distribuição dos anúncios pelos diferentes canais, deverá ter em conta o seu público-alvo (e em qual plataforma será mais provável de o encontrar) e também as taxas de comissões aplicadas pela plataforma. Assim, conseguirá garantir um desenvolvimento mais sustentável do seu negócio.
Quer tenha um website para o seu alojamento ou trabalhe a sua promoção unicamente através das redes sociais, dispor de um motor de reservas é essencial. É através do motor de reservas que poderá aumentar a sua independência por parte das OTAs e aumentar a fidelidade dos seus hóspedes. Ainda mais se estivermos a falar de um motor de reservas isento de taxas e comissões como é o motor de reservas Ynnov.
Disponibilizar a possibilidade de os seus hóspedes reservarem diretamente consigo torna-se ainda mais atraente porque, uma vez que estará isento de taxas e comissões aos canais, poderá oferecer aos seus hóspedes condições especiais como promoções ou a oferta de serviços adicionais.
Vale ainda a pena considerar o motor de reservas como um elemento fulcral para a promoção do seu alojamento, uma vez que poderá funcionar como um link de partilha, extremamente importante para anúncios nas redes sociais e também em campanhas de marketing de influência.
Estar presente nas redes sociais é obrigatório para qualquer negócio ou empresa. Quando falamos do setor do alojamento, esta necessidade é ainda mais importante. Num setor em que impera a importância das imagens e das emoções que elas transmitem, a partilha através das redes sociais ganha um papel de ainda maior destaque.
Uma presença assídua e de destaque nas redes sociais pode valer ouro para o seu negócio. O mais importante é saber onde estar presente e como fazer a sua presença ser sentida. Ter redes sociais não basta para aumentar a sua rede de contactos e chegar a mais hóspedes. Este é um trabalho complexo e que requer dedicação e esforço da sua parte. Mas uma coisa é certa, o esforço compensa.
Em primeiro lugar, deve analisar o público-alvo do seu alojamento para tentar perceber qual será a rede social que ele mais utiliza. Fatores como idade, género ou nacionalidade são preponderantes para entender melhor em que rede social estão os seus futuros hóspedes. Após ter este conhecimento do seu lado estabeleça um plano de publicações, que deverá chamar a atenção para o seu alojamento e incentivar a realização de reservas.
Fazer uso de ferramentas de anúncios online como o Facebook Ads ou o Instagram Ads é também uma boa forma de anunciar e promover o seu alojamento, para um público-alvo definido, aumentando o seu número de seguidores e de reservas.
Ter um website é uma mais valia importante. No entanto, ter um domínio online não é o suficiente para, de forma automática, receber visitas e ser apresentado a um grande número de visitantes.
Para facilitar a divulgação do seu website e garantir que este chega a um maior número de pessoas, deverá ter sempre em consideração realizar anúncios no Google, utilizando a ferramenta Google Ads.
O Google Ads é uma ferramenta que, de forma intuitiva, permite criar anúncios que direcionam os visitantes para o seu website, através de títulos e descrições criativas. Definir as palavras-chave certas para o seu negócio e aquilo que está a promover é o segredo para aumentar o fluxo de visitantes do seu website. O Google Ads também lhe permite fazer uma segmentação do seu público-alvo de uma forma bastante completa, o que lhe garante que os seus anúncios sejam entregues a quem tem interesse em se alojar na sua propriedade.
Por definição, o marketing de influência consiste numa estratégia de marketing digital que visa estabelecer a parceria entre um marca/empresa e produtores de conteúdo online. Na prática, e aplicando esta definição ao setor do alojamento, tratam-se de parcerias que se estabelecem com influencers e produtores de conteúdo, com o objetivo final de promover o seu alojamento junto de um público-alvo específico. Se ainda não pensou neste tipo de ações para promover o seu alojamento, garantimos que está na altura de o fazer.
Qualquer utilizador de redes sociais, sejam elas quais forem, segue, com toda certeza, pelo menos uma mão cheia de influencers e criadores de conteúdos. Estes podem ser dos variados segmentos e ter mais, ou menos, seguidores. O que é certo é que quem utiliza as redes sociais já foi, pelo menos uma vez, influenciado digitalmente.
O setor do turismo e alojamento tem também apostado no marketing de influência como forma de recorrer a influenciadores que, nas suas redes sociais, promovam e divulguem os seus alojamentos. Mas, se pensa que recorrer ao marketing de influência está apenas destinado a grandes cadeias hoteleiras, está enganado.
A nossa dica é que comece a trabalhar o marketing de influência com micro-influencers que, devido a terem um número mais reduzido de seguidores, acabam por praticar valores mais baixos, que serão mais facilmente comportáveis por negócios de menor dimensão. Estude o seu público-alvo e quais os influencers que se comunicam com ele. Posteriormente, proponha parcerias a influencers relevantes e determine a forma como a parceria se poderá moldar.
Por fim, mas com certeza não menos importante para aumentar as suas reservas online, deve comunicar de forma regular e eficiente com todos os seus hóspedes. Responda a comentários nas redes sociais, não deixe uma mensagem sem resposta e acompanhe de perto todas as avaliações que lhe são deixadas nas OTAs.
Esta é uma boa forma de manter o contacto com os seus hóspedes e age também como fator influenciador junto dos seus potenciais hóspedes, que o verão como um bom anfitrião, cheio de cuidado e dedicação.
Aumentar o número de reservas online é uma tarefa que requer bastante empenho e dedicação. Afinal, as reservas online representam a esmagadora maioria das reservas de qualquer alojamento. Acompanhar as tendências de marketing digital e usufruir delas para dar cada vez mais destaque à sua propriedade será um divisor de águas no seu negócio.
Mas não se esqueça! Todas as dicas que lhe demos neste artigo requerem tempo e esforço e os resultados não serão imediatos. Promover um alojamento online é uma maratona e não um sprint. Todavia, o mundo online é já o presente e continuará a ser o futuro, pelo que deve fazer uma aposta reforçada na promoção do seu alojamento online.
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