Com o final do ano a chegar, muitos proprietários e gestores de alojamento começam a repensar estratégias e a delinear objetivos para o ano que se avizinha. Como em muitas outras áreas (ou mais até, por se tratar de um setor extremamente competitivo e dinâmico), no alojamento é importante que proprietários e gestores estejam atentos às tendências de mercado, à sua concorrência e que se encontrem sempre dispostos a uma constante adaptação e inovação.
Um aspeto fundamental do seu plano de negócio, que deve ser analisado e repensado anualmente, prende-se com a estratégia de distribuição de canais onde apresenta os seus serviços, quartos ou alojamentos.
Neste artigo, apresentamos 7 passos que deve ter em consideração no momento de definir e planear a estratégia de distribuição de canais para o próximo ano.
O primeiro passo para compreender quais medidas devem ser tomadas no futuro é avaliar o passado. Analisar o desempenho do seu negócio durante o ano que está a terminar é fundamental para que possa decidir quais as ações a considerar quando definir a sua estratégia futura. De uma forma geral, deverá ter em conta os seguintes pontos:
Depois de ter analisado o seu negócio como um todo, é importante que comece a analisar de forma aprofundada o impacto que cada canal onde possui anúncios tem na performance geral do seu alojamento.
Na plataforma Ynnov, poderá encontrar, de forma rápida, grande parte dos dados que necessita para avaliar o desempenho de cada canal e observar qual a importância de cada um deles para o seu negócio.
Descobrir qual canal tem maior peso quer no número de reservas quer no valor total da receita, permite-lhe entender quais os canais que são imprescindíveis para o seu negócio.
Quando avalia o desempenho de cada canal, é importante que também tenha em consideração todos os custos associados a ter os seus anúncios disponíveis nesse canal. Estes custos poderão estar relacionados com taxas e comissões ou com o investimento de tempo em trabalhar com o canal e a tecnologia do mesmo.
Calcular o retorno sobre o investimento (ROI) para cada canal é essencial para o processo de avaliação de performance. Comparar a receita aos custos associados a cada canal permite-lhe descobrir quais os canais que lhe propiciam um maior lucro.
Para que possa preparar da melhor forma a estratégia de distribuição para o ano seguinte, é também relevante considerar as tendências de mercado e da concorrência e perceber como ambos podem impactar o seu negócio. Esta análise permite-lhe posicionar o seu negócio de forma competitiva e antecipar quaisquer mudanças que possam acontecer no setor do alojamento.
Para uma análise das tendências de mercado e da concorrência deve realizar 3 processos essenciais:
Depois de analisar o desempenho do negócio no ano que está a terminar, passe à ação e construa a sua estratégia de distribuição de canais para o próximo ano.
Embora o setor do alojamento esteja em constante evolução e flutue consoante o comportamento dos hóspedes, o surgimento de novas tecnologias e o estado económico, é sim possível planear o futuro tendo por base o desempenho do passado.
Comece por traçar os seus objetivos. Nos objetivos, pode incluir qual o valor a atingir de receita e de número de hóspedes, se pretende ou não atingir novos mercados ou se pretende reduzir os custos da sua operação.
Posteriormente, aposte nos canais que lhe geram, para além de um maior lucro, um maior grau de satisfação por parte dos seus hóspedes. Não se esqueça também de definir preços, tarifas e promoções, consoante a sua previsão de procura.
Termine a sua estratégia de distribuição de canais ao definir quais os novos canais que pretende experimentar no novo ano e estabeleça metas para cada um deles.
As OTAs (Online Travel Agencies) representam, de uma forma transversal, os meios com um maior peso no que diz respeito ao volume das reservas. Contudo, para proprietários e gestores de alojamento, é importante diversificar a oferta e ter os seus próprios canais de reservas diretas.
Como forma de potenciar as reservas diretas para o seu alojamento opte por soluções que lhe ofereçam baixos valores de taxas e comissões. Por exemplo, na Ynnov pode ter ativos os módulos opcionais de Web e Motor de Reservas, que são totalmente isentos de taxas e comissões.
Ao implementar estratégias para o aumento das reservas diretas para o seu alojamento estará não só a construir um relacionamento mais sólido com os seus hóspedes, como também a potenciar a sua receita, aumentando os seus lucros.
Repensar a estratégia de canais e colocar em prática todas as ações que irão permitir alcançar os objetivos pretendidos deve ser sempre complementado pela criação de um plano de marketing.
Um plano de marketing sólido é fundamental para que possa aumentar a visibilidade do seu alojamento e atrair a atenção de um maior números e hóspedes. Eis os elementos que devem ser considerados no seu plano de marketing:
Lembre-se que um plano de marketing, para ser eficaz, deve ser dinâmico e adaptável à situação. À medida que as tendências e as preferências dos hóspedes se alteram e evoluem, esteja disposto a proceder ajustes na sua estratégia para garantir que o seu negócio se mantenha competitivo.
Num setor tão competitivo quanto o do alojamento, uma estratégia de distribuição de canais bem elaborada pode fazer a diferença e contribuir de forma essencial para o sucesso do seu negócio. Ao pensar no próximo ano, reserve algum do seu tempo para analisar e avaliar a sua abordagem atual, encontrando pontos de necessário ajuste e evolução.
É esta a melhor forma de posicionar o seu negócio para o sucesso, adaptando-se às tendências de mercado, à sua concorrência e à demanda do seu público-alvo.
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