Ynnov | Como avaliar a estratégia de canais e repensá-la para o próximo ano

Como avaliar a estratégia de canais e repensá-la para o próximo ano?

19/12/2023
YnnovAlojamento LocalDicas

Prepare a sua estratégia de distribuição de canais para 2024 com o nosso novo artigo. Descubra estratégias para impulsionar as suas reservas e prepare o seu alojamento para um ano de crescimento.

Com o final do ano a chegar, muitos proprietários e gestores de alojamento começam a repensar estratégias e a delinear objetivos para o ano que se avizinha. Como em muitas outras áreas (ou mais até, por se tratar de um setor extremamente competitivo e dinâmico), no alojamento é importante que proprietários e gestores estejam atentos às tendências de mercado, à sua concorrência e que se encontrem sempre dispostos a uma constante adaptação e inovação.

Um aspeto fundamental do seu plano de negócio, que deve ser analisado e repensado anualmente, prende-se com a estratégia de distribuição de canais onde apresenta os seus serviços, quartos ou alojamentos.

Neste artigo, apresentamos 7 passos que deve ter em consideração no momento de definir e planear a estratégia de distribuição de canais para o próximo ano.

  • Analise o desempenho do seu negócio
  • Desenvolva um relatório estatístico para análise de performance de canais
  • Avalie os custos do retorno sobre o investimento
  • Analise as tendências de mercado
  • Construa a sua estratégia de distribuição de canais
  • Planeie uma estratégia de reforço para canais de reservas diretas
  • Elabore o seu plano de Marketing
  • Conclusão

Analise o desempenho do seu negócio

O primeiro passo para compreender quais medidas devem ser tomadas no futuro é avaliar o passado. Analisar o desempenho do seu negócio durante o ano que está a terminar é fundamental para que possa decidir quais as ações a considerar quando definir a sua estratégia futura. De uma forma geral, deverá ter em conta os seguintes pontos:

  • Comparação de métricas: No final do ano, é importante avaliar métricas como o ADR, RevPAR, taxa de ocupação e de cancelamentos ou os valores totais da receita. Analise as métricas por mês e descubra a época alta e baixa do seu alojamento, ao mesmo tempo que mantém um controlo próximo do seu desempenho.
  • Análise total de custos e receitas: Examine, de forma detalhada, todos os custos e receitas associados ao seu alojamento. Nesta análise, dê uma ênfase especial às receitas, taxas e comissões associadas a cada canal. Assim, consegue identificar mais facilmente, quais os canais que são mais lucrativos.
  • Acompanhe as reviews dos hóspedes: No dia a dia, é certo que já acompanha de forma próxima todo o feedback que lhe é deixado nos canais. No final do ano, este aspeto ganha ainda mais importância pois permite-lhe avaliar a experiência de cada hóspede, tendo em conta os diferentes canais, ao mesmo tempo que o ajuda a traçar o perfil do hóspede ideal de cada canal.
  • Avalie a sua estratégia de preços: Avalie como a estratégia de preços que definiu para o ano afetou a procura, o número efetivo de reservas, a taxa de ocupação do seu alojamento e a receita gerada. Desta forma, obtém dados necessários para qualificar o sucesso da mesma e preparar-se para fazer os ajustes necessários para o próximo ano.

Desenvolva um relatório estatístico para análise de performance de canais

Depois de ter analisado o seu negócio como um todo, é importante que comece a analisar de forma aprofundada o impacto que cada canal onde possui anúncios tem na performance geral do seu alojamento.

Na plataforma Ynnov, poderá encontrar, de forma rápida, grande parte dos dados que necessita para avaliar o desempenho de cada canal e observar qual a importância de cada um deles para o seu negócio.

Descobrir qual canal tem maior peso quer no número de reservas quer no valor total da receita, permite-lhe entender quais os canais que são imprescindíveis para o seu negócio.

Ynnov | Avalie os custos do retorno sobre o investimento

Avalie os custos do retorno sobre o investimento

Quando avalia o desempenho de cada canal, é importante que também tenha em consideração todos os custos associados a ter os seus anúncios disponíveis nesse canal. Estes custos poderão estar relacionados com taxas e comissões ou com o investimento de tempo em trabalhar com o canal e a tecnologia do mesmo.

Calcular o retorno sobre o investimento (ROI) para cada canal é essencial para o processo de avaliação de performance. Comparar a receita aos custos associados a cada canal permite-lhe descobrir quais os canais que lhe propiciam um maior lucro.

Analise as tendências de mercado e da concorrência

Para que possa preparar da melhor forma a estratégia de distribuição para o ano seguinte, é também relevante considerar as tendências de mercado e da concorrência e perceber como ambos podem impactar o seu negócio. Esta análise permite-lhe posicionar o seu negócio de forma competitiva e antecipar quaisquer mudanças que possam acontecer no setor do alojamento.

Para uma análise das tendências de mercado e da concorrência deve realizar 3 processos essenciais:

  • Pesquisa de mercado: Analise as tendências do setor do alojamento. O turismo verde e sustentável são temas em alta para o setor, por exemplo. De igual forma, deverá analisar as tendências de procura e perceber quais as comodidades que os hóspedes mais procuram.
  • Estudo da concorrência: Avalie todos os seus concorrentes diretos. Faça uma pesquisa detalhada e descubra as suas estratégias de distribuição, preços, tarifas ou promoções.
  • Análise de preços: Compare os seus preços e ofertas com os praticados pelos seus concorrentes. Perceba se está a praticar tarifas competitivas e promoções atraentes.

Construa a sua estratégia de distribuição de canais

Depois de analisar o desempenho do negócio no ano que está a terminar, passe à ação e construa a sua estratégia de distribuição de canais para o próximo ano.

Embora o setor do alojamento esteja em constante evolução e flutue consoante o comportamento dos hóspedes, o surgimento de novas tecnologias e o estado económico, é sim possível planear o futuro tendo por base o desempenho do passado.

Comece por traçar os seus objetivos. Nos objetivos, pode incluir qual o valor a atingir de receita e de número de hóspedes, se pretende ou não atingir novos mercados ou se pretende reduzir os custos da sua operação.

Posteriormente, aposte nos canais que lhe geram, para além de um maior lucro, um maior grau de satisfação por parte dos seus hóspedes. Não se esqueça também de definir preços, tarifas e promoções, consoante a sua previsão de procura.

Termine a sua estratégia de distribuição de canais ao definir quais os novos canais que pretende experimentar no novo ano e estabeleça metas para cada um deles.

Ynnov | Planeie uma estratégia para o aumento das reservas diretas

Planeie uma estratégia para o aumento das reservas diretas

As OTAs (Online Travel Agencies) representam, de uma forma transversal, os meios com um maior peso no que diz respeito ao volume das reservas. Contudo, para proprietários e gestores de alojamento, é importante diversificar a oferta e ter os seus próprios canais de reservas diretas.

Como forma de potenciar as reservas diretas para o seu alojamento opte por soluções que lhe ofereçam baixos valores de taxas e comissões. Por exemplo, na Ynnov pode ter ativos os módulos opcionais de Web e Motor de Reservas, que são totalmente isentos de taxas e comissões.

Ao implementar estratégias para o aumento das reservas diretas para o seu alojamento estará não só a construir um relacionamento mais sólido com os seus hóspedes, como também a potenciar a sua receita, aumentando os seus lucros.

Elabore o seu plano de marketing

Repensar a estratégia de canais e colocar em prática todas as ações que irão permitir alcançar os objetivos pretendidos deve ser sempre complementado pela criação de um plano de marketing.

Um plano de marketing sólido é fundamental para que possa aumentar a visibilidade do seu alojamento e atrair a atenção de um maior números e hóspedes. Eis os elementos que devem ser considerados no seu plano de marketing:

  • Segmentação de mercado: Identifique os segmentos de mercado que deseja atingir (pode ser o mercado corporativo, famílias, casais, etc).
  • Posicionamento de marca: Repense a mensagem e a identidade da sua marca para o ano que está a começar.
  • Estratégias de marketing digital: Defina as estratégias que pretende colocar em prática. Crie conteúdos nas redes sociais, promova o seu alojamento (Google Ads, Meta Ads, por exemplo), crie conteúdo relevante e único, desenvolva campanhas de email marketing, entre muitas outras atividades que podem ser relevantes.
  • Plano de Ação: Defina o plano de ação com todas as atividades que vai querer desenvolver no ano que se inicia e defina também a sua calendarização e orçamento.

Lembre-se que um plano de marketing, para ser eficaz, deve ser dinâmico e adaptável à situação. À medida que as tendências e as preferências dos hóspedes se alteram e evoluem, esteja disposto a proceder ajustes na sua estratégia para garantir que o seu negócio se mantenha competitivo.

Conclusão

Num setor tão competitivo quanto o do alojamento, uma estratégia de distribuição de canais bem elaborada pode fazer a diferença e contribuir de forma essencial para o sucesso do seu negócio. Ao pensar no próximo ano, reserve algum do seu tempo para analisar e avaliar a sua abordagem atual, encontrando pontos de necessário ajuste e evolução.

É esta a melhor forma de posicionar o seu negócio para o sucesso, adaptando-se às tendências de mercado, à sua concorrência e à demanda do seu público-alvo.




Partilhar:

Deseja agendar uma demonstração?

Explore todas as funcionalidades do nosso sistema e esclareça as suas dúvidas diretamente com os nossos especialistas.