Ynnov | Prós & Contras de oferecer pequeno-almoço

Prós & Contras de oferecer pequeno-almoço

10/01/2024
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Descubra os Prós & Contras de oferecer pequeno-almoço no seu alojamento, para que possa tomar decisões informadas e conscientes para implementar no seu negócio.

Disponibilizar o serviço de pequeno-almoço é uma tendência cada vez mais utilizada no setor do alojamento. Embora esta já seja uma prática comum na hotelaria, no setor do alojamento, principalmente no alojamento local, esta é uma tendência que vem a ganhar força ao longo dos anos.

Neste artigo, iremos explorar os vários prós & contras de oferecer pequeno-almoço no seu alojamento. De igual forma, iremos explorar tópicos importantes como as preferências e expectativas dos hóspedes, os custos associados à prestação deste serviços, dicas para implementar o serviço de pequeno-almoço e, ainda, alternativas viáveis. Tudo para que possa tomar uma decisão informada e descobrir se disponibilizar pequeno-almoço é uma boa solução para o seu alojamento.

  • Prós de oferecer pequeno-almoço
  • Contras de oferecer pequeno-almoço
  • Preferências e expectativas do hóspede
  • Consideração dos custos associados ao serviço
  • Dicas para implementar o serviço de pequeno-almoço no seu alojamento
  • Alternativas ao serviço incluído de pequeno-almoço
  • Conclusão

Prós de oferecer pequeno-almoço

Uma das principais vantagens de oferecer o pequeno-almoço como um serviço no seu alojamento é a conveniência que oferece aos seus hóspedes. Ao disponibilizar o pequeno-almoço na estadia, os seus hóspedes irão poupar tempo e esforços, uma vez que não necessitam de procurar um lugar para realizar a primeira refeição do dia. Este fator pode ser especialmente atraente se o seu alojamento tiver como público-alvo viajantes em trabalho, que têm de se levantar cedo, ou então se o seu alojamento se destina a oferecer estadias de bem-estar e descanso, em que os seus hóspedes não necessitam de sair do seu alojamento para ter um serviço completo.

Além da comodidade que é para os seus hóspedes o facto de disponibilizar pequeno-almoço, esta é também uma oportunidade de se destacar da sua concorrência. Uma boa parte dos viajantes, quando procura um alojamento para se hospedar, procura ativamente por uma solução com pequeno-almoço incluído. Esta é uma boa forma de atrair um maior número de hóspedes e de aumentar as avaliações positivas dos mesmos. Hóspedes satisfeitos com o seu serviço de pequeno-almoço irão, certamente, estar mais propensos a deixar avaliações positivas.

Disponibilizar o pequeno-almoço como um serviço no seu alojamento é também uma excelente forma de fidelizar os seus hóspedes. Não será de todo estranho que hóspedes satisfeitos com a variedade e qualidade do pequeno-almoço tenham uma maior vontade de retornar ao seu alojamento.

Contras de oferecer pequeno-almoço

Embora existam diversas vantagens em oferecer pequeno-almoço, há também algumas desvantagens que devem ser tidas em conta antes de decidir incluir ou não esse serviço no seu alojamento.

Uma das principais desvantagens é o custo que está associado ao serviço. Disponibilizar pequeno-almoço para os seus hóspedes requer um aumento nas suas despesas operacionais.

O serviço de pequeno-almoço, por si só, requer mão de obra adicional para preparar e servir as refeições, bem como o serviço de limpeza posterior. Adicionar este serviço poderá aumentar a carga de trabalho da sua equipa resultando, em última instância, numa quebra da qualidade do serviço. Antes de decidir avançar com a disponibilização do pequeno-almoço no seu alojamento, é importante garantir que a sua equipa é capaz de lidar com este aumento de trabalho.

Se pretende ter no seu alojamento o serviço de pequeno-almoço deve também ter em conta as expectativas e as preferências dos seus hóspedes. Disponibilizar opções para diferentes gostos e restrições alimentares é algo a ter em consideração. Antes de definir este serviço para o seu alojamento é importante que entenda e conheça muito bem o seu público-alvo.

Ynnov | Atenda às preferências e expectativas do hóspede

Preferências e expectativas do hóspede

Quando se trata de disponibilizar o serviço de pequeno-almoço, as preferências e expectativas dos seus hóspedes desempenham um papel vital. Enquanto alguns hóspedes podem apresentar restrições alimentares específicas, outros pretendem apenas um buffet variado e com bastantes propostas distintas. Para atender ao maior número possível de preferências dos seus hóspedes, poderá pensar em disponibilizar diferentes tipos de pães, cereais, doces, frutas, iogurtes, ovos e bebidas. Oferecer opções vegetarianas e glúten free é extremamente importante, uma vez que permite abranger um grande número de hóspedes com restrições alimentares.

Associado ao buffet que disponibiliza para o seu serviço de pequeno-almoço, os hóspedes também procuram uma área agradável para tomar essa refeição. Um ambiente descontraído, com boa iluminação e ambiente acolhedor melhoram a experiência dos seus hóspedes. Ter atenção ao detalhe, com os alimentos sempre frescos e acabados de preparar, apresentando também um cuidado redobrado com a limpeza e a organização, pode fazer uma diferença significativa na perceção que os seus hóspedes têm relativamente ao serviço de pequeno-almoço que disponibiliza.

Por fim, deve recolher de forma ativa o feedback dos seus hóspedes. Realizar inquéritos de satisfação pós check-out nos quais os hóspedes têm a possibilidade de avaliar diretamente o serviço de pequeno-almoço, ajuda-o a entender as preferências dos seus hóspedes e a planear as melhorias necessárias.

Consideração dos custos associados ao serviço

Antes de decidir oferecer o serviço de pequeno-almoço é crucial avaliar, cuidadosamente, todos os custos associados. Como mencionamos em pontos anteriores, disponibilizar este serviço consome mais recursos e despesas. Neles estão incluídos os custos como os ingredientes do pequeno-almoço, mão de obra, equipamentos e respetivos serviços de manutenção. É de extrema importância calcular o custo deste serviço por hóspede e compará-lo com o potencial aumento da receita e taxa de ocupação.

Para fazer face aos custos associados à prestação deste serviço, se optar por tê-lo, poderá estabelecer parcerias com fornecedores locais. Isto permitir-lhe-á comprar produtos a preços mais competitivos, ao mesmo tempo que ajudará a dinamizar a economia local, apoiando o desenvolvimento sustentável da comunidade onde o seu alojamento está localizado. Além disso, deve sempre rever os seus fornecedores e procurar ativamente pelos melhores preços, sem que seja comprometida a qualidade dos mesmos.

Outro custo associado à prestação deste serviço e que deve ter sempre em conta, está relacionado com todos os equipamentos que necessita adquirir e a sua respetiva manutenção. É importante investir em equipamentos duráveis e eficientes, que tenham um tempo de vida útil mais alargado, para reduzir os custos de manutenção. Nestes equipamentos, optar por serviços de manutenção preventiva, pode também ser bastante importante.

Por fim, mas não menos importante, ao planear a prestação deste serviço no seu alojamento, deve ter em conta o investimento necessário por parte da sua equipa. Nele, deve estar incluído o tempo necessário para idealizar o buffet, para a sua preparação e prestação do serviço e a posterior limpeza. Alocar recursos suficientes para estas tarefas e garantir fluxos de trabalho eficientes pode ajudar a minimizar custos e a simplificar operações.

Ynnov | Dicas para implementar o serviço de pequeno-almoço no seu alojamento

Dicas para implementar o serviço de pequeno-almoço no seu alojamento

Implementar o pequeno-almoço como um serviço prestado no seu alojamento requer bastante planeamento e execução de forma rigorosa, para atingir o mais elevado padrão de qualidade e de satisfação por parte dos seus hóspedes. Abaixo, deixamos algumas dicas que deve ter em conta se pretende disponibilizar este serviço.

  • Planear o menu: Crie um menu diversificado e que atenda a diferentes gostos e restrições alimentares.
  • Formação da equipa: Certifique-se de que toda a sua equipa está preparada para a prestação deste serviço e para atender às questões dos seus hóspedes, melhorando o fluxo de serviço.
  • Qualidade dos ingredientes: Compre sempre ingredientes de qualidade, preferencialmente de produtores locais para garantir frescura e maior sabor. Considere também disponibilizar opções biológicas para atrair hóspedes mais conscientes e interessados na sustentabilidade do seu alojamento.
  • Higiene e segurança alimentar: Mantenha práticas rigorosas de higiene e segurança alimentar para proteger a saúde e o bem-estar dos seus hóspedes.
  • Fluxo do serviço: Garanta que o serviço de pequeno-almoço funciona livre de quaisquer problemas, de forma eficaz e clara, tanto para os membros da equipa quanto para os hóspedes.
  • Feedback dos hóspedes: Incentive os seus hóspedes a fornecerem feedback relativamente ao serviço. Use as indicações dos seus hóspedes para fazer melhorias e aprimorar o seu serviço.

Ao optar por seguir as dicas que fornecemos acima, poderá maximizar os benefícios de disponibilizar o serviço de pequeno-almoço no seu alojamento.

Alternativas ao serviço incluído de pequeno-almoço

Embora disponibilizar o serviço de pequeno-almoço possa ser vantajoso para muitos negócios, pode não ser a escolha certa para o seu alojamento. Para que possa ter do seu lado todas as informações e tomar uma decisão informada, listamos abaixo algumas alternativas ao serviço de pequeno-almoço que deve considerar:

  • Vales de pequeno-almoço: Em vez de disponibilizar este serviço no seu alojamento pode optar por oferecer vales de pequeno-almoço para que os seus hóspedes utilizem em estabelecimentos parceiros, próximos da localização do seu alojamento. Esta é uma forma de aumentar a flexibilidade do serviço, para que os seus hóspedes possam escolher onde pretendem tomar pequeno-almoço, por um valor pré-pago.
  • Parcerias em estabelecimentos locais: Em alternativa a oferecer um serviço de pequeno-almoço pré-pago, poderá antes optar por desenvolver uma rede mais alargada de parcerias, através de descontos em pequenos-almoços para os seus hóspedes.
  • Serviço de pequeno-almoço sob pedido: Outra alternativa bastante viável para este serviço é disponibilizar uma lista de produtos possíveis para o pequeno-almoço para que os seus hóspedes optem por um número por si determinado de produtos. Este serviço permite-lhe evitar o desperdício e gastos desnecessários.

Conclusão

Disponibilizar o serviço de pequeno-almoço pode ser uma adição bastante valiosa para o seu negócio. Isto porque oferece uma maior comodidade para os seus hóspedes e aprimora a experiência em geral de se hospedar no seu alojamento.

No entanto, é importante ponderar, de forma cuidadosa, os Prós & Contras de disponibilizar este serviço, ter em consideração as preferências e expectativas dos seus hóspedes, avaliar todos os custos associados e explorar alternativas. Ao entender todos estes pontos, estará apto a oferecer um serviço de sucesso, que encantará os seus hóspedes com uma experiência memorável.




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