Sabe como potenciar as reservas diretas

Sabe como potenciar as reservas diretas?

20/06/2023
Ynnovreservas diretaswebsitemotor de reservas

As reservas diretas representam uma excelente forma de aumentar a receita da sua propriedade e de fidelizar os seus hóspedes, ao mesmo tempo que diminuem a sua dependência das OTAs e o fazem poupar em taxas e comissões.

Se está a ler este nosso artigo tem, provavelmente, algumas dúvidas sobre como poderá potenciar as reservas diretas do seu negócio. É certo que as OTAs revolucionaram o mercado das reservas online e que, por terem um grande alcance, acabam por reunir grande parte dos hóspedes. Por consequência, são fonte de grande parte do volume de reservas para a maioria dos alojamentos. No entanto, como não há bela sem senão, as reservas provenientes das OTAs estão sujeitas a comissões ou taxas que, muitas vezes, podem rondar os 30% do valor total da reserva. É por isso que, hoje em dia, as reservas diretas são cada vez mais importantes.

Ter um canal que permita ao hóspede realizar uma reserva diretamente, livre de comissões ou taxas, não só é bom para o hóspede (que pode obter condições especiais), como é bom para os proprietários que vêem aumentar o RevPAR, ao pouparem as taxas e comissões pagas às OTAs.

Na Ynnov, estamos do lado dos proprietários e queremos contribuir para que os vossos negócios prosperem e cresçam na medida das vossas ambições. Nesse sentido, reunimos neste artigo 7 dicas para que possa potenciar as reservas diretas no seu negócio.

  • Reservas Indiretas vs Reservas Diretas
  • O papel das OTAs
  • Como o efeito billboard pode ajudar a aumentar as reservas diretas
  • 7 dicas para aumentar as reservas diretas

Reservas Indiretas vs Reservas Diretas

Antes de esclarecermos como é possível potenciar as reservas diretas, é importante clarificar os diferentes tipos de reservas e o quanto eles contribuem para o panorama geral do seu negócio. De uma forma abrangente, podemos classificar as reservas em dois tipos: as reservas diretas e as indiretas.

As reservas indiretas são todas as reservas que chegam através das diferentes OTAs, ou através de algum parceiro comercial com o qual estabelece ligação. A realização destas reservas está sempre sujeita à intervenção de um terceiro, à qual estão associadas taxas ou comissões.

Por sua vez, as reservas diretas são efetuadas, como o próprio nome indica, diretamente com o alojamento, seja pelo seu website, motor de reservas, email, telefone ou até mesmo junto da sua receção. Estas são reservas cada vez mais atrativas para os proprietários que estabelecem o contacto direto com o hóspede, oferecendo-lhe condições especiais e aumentando a probabilidade de o fidelizar.

O Papel das OTAS nas reservas diretas

O papel das OTAs

Não há como negar o papel importante que as OTAs desempenham no panorama atual. Sabemos bem, que é através delas que grande parte dos proprietários recebe a maioria das suas reservas. E isto acontece por um motivo principal. As OTAs têm orçamentos gigantescos para campanhas de anúncios online, quer sejam eles em redes sociais ou no Google Ads. Estes, são direcionados para captar todas as pesquisas por estadias ou alojamentos. Assim, torna-se muito difícil competir contra este tipo de orçamentos.

Mesmo com aspetos menos positivos, o papel das OTAs é fundamental para o sucesso do mercado de turismo, agilizando o processo de criação de reservas e estabelecendo o primeiro contacto entre alojamentos e hóspedes.

Na Ynnov, acreditamos que o sucesso de uma propriedade ou alojamento está intrinsecamente ligado à estratégia definida para o mix de distribuição de anúncios entre as diferentes OTAs e os canais de reservas diretas. Neste caso, o equilíbrio é a alma do negócio.

Como o efeito billboard pode ajudar a aumentar as reservas diretas

Já ouviu falar do efeito billboard? Tenha respondido sim ou não, uma coisa é quase certa: se tem website ou um motor de reservas, o efeito billboard já criou impacto no seu negócio.

O efeito billboard é o nome dado a uma estratégia teorizada por Chris Anderson no estudo “Search, OTAs, and Online Booking: An Expanded Analysis of the Billboard Effect”, no qual conclui que alojamentos ou propriedades que têm anúncios listados na principais OTAs verificam um aumento considerável no número de reservas diretas.

Isto acontece porque, quando as propriedades ou alojamentos estão listados em anúncios nas OTAs, acabam por ser visualizados por um grande número de pessoas. Estes potenciais hóspedes, que até aí podiam nem saber da existência da sua propriedade, passam através das OTAs a conhecê-lo.

É um comportamento muito comum que as pessoas, após verem nas OTAs um alojamento potencialmente interessante, façam uma pesquisa independente sobre esse mesmo alojamento à procura de melhores condições de reserva, promoções especiais, comodidades exclusivas, etc.

E é aqui que ter um website próprio com motor de reservas é importante! Se tiver um website próprio capacitado para a receção de reservas e que tenha ofertas exclusivas, quando pesquisarem pelo seu alojamento fora das OTAs irá, com certeza, angariar os hóspedes que chegam ao seu website. Esta é uma forma de potenciar as suas reservas diretas, aumentar a rentabilidade do seu negócio (poupando nas taxas e comissões) e diminuir a sua dependência das reservas provenientes da OTAs.

No entanto, o efeito billboard não tem de ser o único responsável pelo aumento de reservas diretas para a sua propriedade ou alojamento. No segmento abaixo, deixamos 7 dicas de como pode potenciar as suas reservas diretas.

7 dicas para aumentar as reservas diretas

Se chegou até aqui é porque está curioso por saber o que pode fazer para aumentar as reservas diretas, depender cada vez menos das OTAs e diminuir o custo de aquisição de cada hóspede. Eis que chegamos ao ponto mais importante: saber como pode potenciar as reservas diretas do seu alojamento ou propriedade.

São várias as formas de potenciar as reservas diretas. Na lista que reunimos abaixo, listamos 7 dicas que pode aplicar para potenciar as reservas diretas do seu alojamento ou propriedade.

Tenha um website com motor de reservas isento de comissões

Hoje em dia, ter um website disponível na internet é indispensável para qualquer negócio, ainda mais quando falamos de um negócio ligado ao turismo. Esta é a forma mais fácil de ser encontrado pelos seus hóspedes e de entrar em contacto direto com eles. Se, no seu website, disponibilizar um motor de reservas diretas , melhor! Com um motor de reservas no seu website passa a receber reservas diretas dos seus hóspedes e foge das taxas e comissões aplicadas pelas OTAs. Na Ynnov, dispomos da possibilidade de criar o seu próprio canal de vendas, usufruindo de um serviço de website e motor de reservas completamente livre de comissões ou taxas. Conheça o nosso website modelo e motor de reserva.

Tire partido do marketing digital

O marketing digital deve ser o seu melhor amigo no que toca a potenciar as reservas diretas. Desenvolva estratégias de anúncios nas redes sociais que direcionam o público para o seu website e motor de reservas. Pode até oferecer um voucher de desconto para quem reservar a partir dos anúncios que tem online.

Crie a sensação de urgência

Os descontos de última hora criam nos hóspedes uma sensação de urgência que os pode fazer reservar de forma mais rápida. Desenvolva diferentes campanhas de promoções e oportunidades únicas e capitalize a atenção dos visitantes do seu website e motor reservas.

Venda experiências, não estadias

Ao apostar na personalização dos serviços que oferece de acordo com as necessidades e preferências dos hóspedes está a aumentar o grau de satisfação dos mesmos. Crie um ambiente especial para os seus hóspedes e faça com que eles vivenciem um momento único

Desenvolva programas de fidelidade

Os programas de fidelidade incentivam os hóspedes a voltar à sua propriedade. Ofereça condições especiais, serviços adicionais ou descontos e promova o sentimento de pertença nos seus hóspedes, fazendo com que estes retornem. Com isso, estará também a aumentar o volume das suas reservas diretas.

Esteja presente de forma ativa nas redes sociais

As redes sociais são a melhor forma de estreitar vínculos entre as propriedades e o seu público-alvo. Uma presença ativa nas redes sociais aumenta o alcance da sua página e atrai cada vez mais potenciais hóspedes. Aconselhamos também a que crie uma estratégia de anúncios nas redes sociais que lhe permita atingir cada vez mais pessoas.

Participe de eventos e feiras do setor

Estar presente em eventos e feiras do setor é importante não só para que possa estar sempre a par de todas as tendências do setor hoteleiro como também para se dar a conhecer a potenciais parceiros e hóspedes. Embora o marketing online seja cada vez mais importante, não é possível, para uma estratégia de marketing global eficaz, deixar de lado o marketing offline. Por isso, faça uma pesquisa ativa dos diferentes eventos para o setor e marque presença nos que entender mais relevantes. O contacto direto com potenciais hóspedes, sem intermediários, pode ser chave para o aumento do volume das reservas diretas.

Não existem receitas milagrosas no que diz respeito a aumentar as reservas diretas de um alojamento ou propriedade. No entanto, ao colocar em prática as dicas que fornecemos, ao desenvolver uma estratégia eficaz de distribuição de anúncios pelos canais e ao capitalizar o efeito billboard para o seu website ou motor de reservas, irá, certamente, aumentar o volume das suas reservas diretas. No entanto, este pode ser um caminho demorado e que irá necessitar de muita persistência e trabalho da sua parte.

É por isso, que na Ynnov, canalizamos todos os esforços para a criação de ferramentas e funcionalidades que lhe permitem poupar tempo nas atividades do dia a dia, como a gestão de propriedades ou a gestão de preços e reservas. Assim, fica livre para outras tarefas como o desenvolvimento de ações que visem o aumento do volume das reservas diretas e para o contacto com o hóspede que é tão importante. Fale com a nossa equipa comercial e saiba como melhor podemos ajudá-lo (308 815 350 | sales@ynnov.pt).

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