Ynnov | Serviços de limpeza: como simplificar a gestão com a Ynnov

Serviços de limpeza: como simplificar a gestão com a Ynnov

18/08/2025
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Gerir alojamentos envolve muitas tarefas. A limpeza é uma das mais importantes, mas nem sempre é fácil de coordenar. Com o módulo de limpezas da Ynnov, pode automatizar a gestão dos serviços de limpeza, acompanhar o trabalho das equipas em tempo real e garantir que tudo está pronto para receber os hóspedes, sem preocupações.

Gerir alojamentos implica lidar com múltiplas tarefas em simultâneo. Desde a gestão de reservas, à comunicação com hóspedes, até à organização dos serviços operacionais, há uma componente que se destaca pela sua importância ou complexidade: a gestão dos serviços de limpeza.

Entre check-ins e check-outs, estadias curtas ou longas, garantir que cada unidade esteja pronta a tempo e com os padrões de qualidade exigidos é essencial para o bom funcionamento do alojamento e, sobretudo, para a experiência do hóspede.

Para muitos proprietários e gestores de alojamento, manter esta operação sob controlo é um desafio constante. Foi precisamente para responder a essa necessidade que surgiu o módulo de limpezas do software Ynnov: uma ferramenta prática, automatizada e fácil de usar, pensada para trazer mais eficiência, visibilidade e tranquilidade à gestão diária.

  • Um módulo pensado para o dia a dia
  • O que pode fazer com o módulo de limpezas
  • Para quem é esta funcionalidade
  • Uma funcionalidade com impacto direto na operação

Um módulo pensado para o dia a dia

O módulo de limpezas foi desenvolvido a pensar nas necessidades reais de quem gere um ou mais alojamentos em Portugal. O seu principal objetivo é ajudar a automatizar e estruturar a gestão dos serviços de limpeza, desde a atribuição de tarefas até ao acompanhamento em tempo real da sua execução.

Este módulo, totalmente integrado com o software Ynnov, permite gerar serviços de limpeza automaticamente com base nas informações de cada reserva em sistema. Desta forma, evita esquecimentos ou sobreposição de tarefas, e garante que a informação está sempre atualizada.

Ynnov | O que pode fazer com o módulo de limpezas

O que pode fazer com o módulo de limpezas

Ao utilizar esta funcionalidade, passa a ter acesso a um conjunto completo de ferramentas que tornam a gestão dos serviços de limpeza mais simples e eficaz, bem como simplificam o planeamento, execução e acompanhamento dos serviços de limpeza. No módulo de limpezas, poderá encontrar as principais funcionalidades:

  • Criação automática de serviços de limpeza: com base nas reservas em sistema e nas configurações definidas (por exemplo, limpeza após o check-out), os serviços são criados de forma automática pelo sistema;
  • Atribuição de serviços de limpeza por utilizador: a cada utilizador com acesso à área das limpezas poderá atribuir o seu respetivo alojamento, para que cada equipa apenas tenha acesso aos serviços que deverá realizar;
  • Acesso ao Portal de limpezas: as equipas de limpeza têm acesso a uma área exclusiva, o Portal das limpezas, com acesso a toda a informação necessária para a realização da sua atividade;
  • Acesso via App: Através do acesso à aplicação móvel, cada utilizador de limpezas poderá marcar como concluída a realização de um determinado serviço, tendo a possibilidade de deixar notas;
  • Checklists personalizadas: permite criar listas com todas atividades que devem ser realizadas num determinado serviço de limpeza;
  • Atribuição de um custo por serviço: ao configurar um tipo de serviço de limpeza, poderá atribuir-lhe um valor para o custo operacional. Desta forma, poderá saber, detalhadamente, os valores que deverão ser pagos a cada equipa de limpeza;
  • Confirmação, em tempo real, de serviços concluídos: Sempre que um serviços de limpeza é marcado como concluído, essa informação será atualizada para todos os utilizadores com a acesso à plataforma Ynnov;
  • Auditoria de serviços de limpeza: Assim que um serviço de limpeza for marcado como concluído, proceda à sua auditoria. Assim, consegue garantir que a equipa de limpeza responsável está a cumprir os padrões de limpeza por si definidos.

Para quem é esta funcionalidade

O módulo de limpezas foi desenhado para ser útil a diferentes perfis:

  • Proprietários que gerem os seus próprios alojamentos e querem poupar tempo e reduzir possíveis esquecimentos;
  • Gestores com várias unidades e necessidade de coordenar diferentes colaboradores ou equipas de limpeza;
  • Empresas de limpeza responsáveis pela realização de serviços de limpeza que estejam associados ao setor do alojamento e a todas as áreas de intervenção de uma equipa de limpeza;
  • Equipas de limpeza internas que necessitam de um sistema claro, acessível e adaptado ao ritmo da operação.

Independente do número de unidades ou da dimensão da equipa, o software Ynnov ajuda a tornar o processo de gestão de serviços de limpeza mais previsível, transparente e fácil de acompanhar.

Ynnov | Limpezas: uma funcionalidade com impacto direto na operação

Uma funcionalidade com impacto direto na operação

Organizar bem os serviços de limpeza não é apenas uma questão de eficiência. É também uma forma de proteger a reputação do alojamento. Um atraso ou um serviço de limpeza incompleto podem afetar negativamente a experiência do hóspede e isso reflete-se em avaliações, fidelização e, em última instância, rentabilidade.

Ao centralizar a informação, automatizar tarefas e facilitar a comunicação com a equipa, o módulo de limpezas da Ynnov permite libertar tempo, reduzir o risco de erros e manter o foco onde realmente importa: na qualidade do serviço prestado.

Se já é cliente Ynnov e pretende esclarecer as suas dúvidas sobre o módulo de limpezas, entre em contacto com a nossa equipa técnica. Se ainda não é cliente Ynnov e pretende saber mais sobre esta funcionalidade, fale com a nossa equipa comercial através do telefone 308 815 350 ou do email sales@ynnov.pt.