O universo das viagens é dinâmico e reinventa-se para atender às crescentes expetativas e procura de todos os viajantes. À medida que se aproxima a época alta de 2024, é possível avançar que este será um ano emocionante, transformador, repleto de tendências que refletem, não apenas, o avanço da tecnologia mas, também, uma profunda mudança nos valores e preferências dos viajantes.
Neste artigo, exploraremos, criteriosamente, 7 tendências que irão moldar as preferências de viagens no ano de 2024, para que proprietários e gestores de alojamento possam receber, nas suas propriedades, hóspedes de todo o mundo, de forma inovadora e significativa.
Inteligência Artificial no planeamento de viagens
A Inteligência Artificial está a assumir as rédeas na indústria do turismo, através dos planeadores de viagens. Um exemplo é o IA Trip Planner do Booking.com. Ao planear viagens com a ajuda da Inteligência Artificial, é possível recorrer aos algoritmos mais avançados e ao machine learning para criar itinerários personalizados, proporcionando uma experiência de planeamento e viagem rápida, fluida e eficiente. Esta tecnologia, demarca-se das demais, por ter em consideração as preferências individuais, restrições orçamentais e dados em tempo real, para criar uma experiência de viagem personalizada para cada turista.
Aposta cada vez mais forte nas reservas online
A conveniência das reservas online continua a ganhar destaque, tanto em versões web acedidas através de computadores, como através de aplicações para dispositivos móveis. A facilidade em comparar preços, ler avaliações e fazer reservas, de forma praticamente instantânea, tem impulsionado o aumento das reservas através de meios digitais. Espera-se que esta tendência consolide a sua presença na rotina das reservas, tornando o planeamento de viagens mais acessível. É neste sentido que, para proprietários e gestores de alojamento, é cada vez mais importante terem uma forte presença online, quer através de anúncios nas OTAs, quer também através de canais de reserva diretos como um website ou um motor de reservas.
Preferência por experiências tecnológicas nas viagens
Os turistas têm procurado, de uma forma mais acentuada, a vivência de experiências tecnológicas durante as suas viagens. Desde acomodações inteligentes com controlos automatizados, até visitas guiadas por realidade aumentada, a procura por viagens com tecnologia é uma tendência em ascensão. Estas experiências contribuem para uma exploração mais imersiva e envolvente de cada destino ou alojamento.
O futuro das transações é cashless
A dependência da moeda física está a diminuir, à medida que as transações cashless (sem dinheiro) se tornam o novo normal. O número de viajantes que opta por métodos de pagamento digitais (desde cartões de crédito a carteiras móveis) está a aumentar, proporcionando uma forma mais segura para a gestão das despesas durante uma viagem.
Conforto, inovação e sustentabilidade
Em 2024, os turistas, atentos ao mundo que os rodeia, vão aumentar a sua procura por destinos e alojamentos que combinem, de forma perfeita, o conforto com a inovação e a sustentabilidade. Descubra mais sobre medidas sustentáveis para implementar no seu alojamento.
Mudança de paradigma nos transportes
O setor do turismo está a passar por uma mudança de paradigma nas escolhas de transporte. Observa-se uma diminuição significativa da procura pelos meios de transporte tradicionais como o comboio (não elétrico) e o avião. Veículos elétricos, bicicletas e transportes públicos sustentáveis estão a tornar-se as opções preferidas dos turistas, cada vez mais conscientes, reduzindo a pegada de carbono associada às viagens.
Considerações climáticas na escolha do destino
À medida que as mudanças climáticas aceleram, os viajantes estão mais alerta para as condições ambientais dos destinos que escolhem para passar férias. O impacto das ondas de calor, inundações e incêndios é um fator significativo na tomada de decisões. Uma viagem que privilegia a sustentabilidade inclui a seleção de destinos que abordam ativamente desafios relacionados ao clima e põem em prática esforços para a conservação da natureza.
Fortalecer a relação com o eu interior
Em 2024, planear uma viagem, não se trata apenas da escolha do destino, trata-se também de escolher a melhor vivência para uma jornada de autoconhecimento. Aproveitar viagens para desenvolvimento pessoal é uma tendência crescente, que impele os viajantes a embarcar em jornadas transformadoras para se conectarem com o seu ser interior
Retiros para tratamentos do corpo e da mente
A procura por retiros focados em tratamentos holísticos para o corpo e para a mente é uma das tendências. Destinos centrados no bem-estar, que oferecem sessões de yoga, programas de meditação, massagens e terapias em spa, têm ganhado uma maior popularidade à medida que os turistas buscam rejuvenescimento, equilíbrio e uma forma de escape do dia a dia, cada vez mais stressante.
Retiros para casais
Em 2024, também os casais vão dar prioridade a experiências de viagem que contribuem para a harmonia dos seus relacionamentos. Escapadinhas românticas, retiros de spa ou programas de terapia de casal estarão entre as atividades mais procuradas, atendendo à necessidade por viagens mais íntimas e enriquecedoras para os relacionamentos.
Ascensão do Turismo Gastronómico
As experiências gastronómicas têm emergido como um tema central nas experiências de viagem. O turismo gastronómico, centrado na exploração de diversas tradições culinárias, está em alta. Os turistas estão mais propensos a descobrir sabores locais, participar em aulas de culinária e a deliciar-se com experiências gastronómicas únicas que privilegiam o conhecimento do mundo e o autoconhecimento. Conheça o Turismo Gastronómico, Visto à Lupa.
Viagens estratégicas na época certa
Com toda a incerteza económica que marcou o ano de 2023, pairam no ar ainda muitas dúvidas no que diz respeito ao ano de 2024. Assim, é bastante possível que os turistas tenham um maior cuidado e atenção aos custos no que diz respeito ao planeamento das suas viagens. Mas atenção, ter em atenção os custos, não significa não viajar. Significa sim, por exemplo, viajar fora de época ou ainda dar menos gorjetas. Viajar fora da época alta é uma das possibilidades que permite aproveitar preços mais baixos e evitar aglomerações, sem comprometer a qualidade da experiência.
Escolhas de alojamento mais conscientes, garantindo uma melhor relação qualidade/preço
A consideração cuidadosa das escolhas de alojamento é fundamental para os turistas que vão estar atentos aos custos. Comparar preços, alojamentos e plataformas de reservas são algumas das medidas adotadas. Ao buscar um equilíbrio entre qualidade e preço, os turistas acabam por optar por alojamentos que se alinham com as suas preferências e restrições no orçamento.
Interação aprimorada com os hóspedes
O toque pessoal sempre foi uma marca distintiva da hotelaria, principalmente do setor do alojamento local. No entanto, verifica-se uma maior atenção e cuidado na interação com os hóspedes, priorizando uma experiência mais personalizada e exclusiva.
Maior exigência por parte dos hóspedes
Os turistas estão a tornar-se mais exigentes e a requerer serviços e cuidados personalizados. Desde ofertas personalizadas a experiências exclusivas, a indústria hoteleira tem-se adaptado às novas necessidades e desejos dos seus hóspedes.
A revolução do trabalho remoto tem impulsionado o aumento das viagens de bleisure. Os profissionais estão cada vez mais recetivos a agendar viagens que combinam negócios com lazer, aproveitando a flexibilidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo. Esta tendência está a remodelar as noções tradicionais de viagem, transformando-as numa fusão harmoniosa entre os deveres profissionais e o lazer.
O fascínio por paraísos escondidos
A busca por experiências únicas está a afastar os turistas dos destinos mais convencionais e a direcioná-los para paraísos escondidos. Destinos emergentes e alternativos estão a ganhar popularidade à medida que os turistas procuram autenticidade, paisagens idílicas e experiências de imersão cultural.
Autenticidade em vez de multidões
O desejo por experiências autênticas está a impulsionar uma maior procura por lugares menos lotados. Os turistas começam a evitar destinos excessivamente turísticos em detrimento de locais fora do comum, com o objetivo de vivenciarem experiências turísticas mais sustentáveis e enriquecedoras.
O ano de 2024 para o setor do turismo vai, certamente, ser marcado por vários fatores que se têm vindo a demarcar com a tecnologia, a sustentabilidade e a inclinação pela descoberta de destinos muito pouco explorados. No entanto, não é possível ignorar que toda a conjuntura económica e política, vivida um pouco por todo o mundo, irá impactar a forma como os turistas planeiam as suas viagens.
É importante que os proprietários e gestores de alojamento acompanhem, de forma próxima, todas as novidades e tendências que se vão manifestando com maior notoriedade ao longo de todo ano. Só assim conseguem fazer uma leitura acertada de todos os requisitos necessários para os hóspedes e planear a resposta acertada a ser dada pelas suas propriedades e alojamentos.
Explore todas as funcionalidades do nosso sistema e esclareça as suas dúvidas diretamente com os nossos especialistas.