As viagens intra-europeias vão ser uma forte tendência no turismo esta primavera e verão. Segundo o estudo “Monitorização do Sentimento para Viagens Domésticas e Intra-Europeias - relatório 11”, da ETC - Comissão Europeia para as Viagens, três em cada quatro europeus planeia viajar dentro da Europa até setembro. Uma excelente oportunidade que os proprietários e gestores de alojamentos em Portugal devem aproveitar.
Quer saber mais?
Segundo a ETC, com a aproximação do verão, 77% dos europeus tencionam viajar entre o passado mês de abril e o próximo mês de setembro. Mais de metade dessas pessoas (56%), planeia visitar outro país europeu que não aquele em que reside. Já 31% planeiam viajar pelo seu próprio país.
De todos os países analisados, aqueles que demonstraram mais otimismo sobre realizar uma viagem, ultrapassando os 80%, foram a Itália, Espanha, Polónia, Reino Unido e Alemanha. Em termos de idades, as intenções de viajar aumentam proporcionalmente com o aumento da idade dos inquiridos, indo desde 69% na faixa dos 18 aos 24, até aos 83% nos inquiridos com mais de 54 anos.
Como é habitual nesta altura do ano, os principais tipos de viagem procurados são férias de sol e praia (22%). Seguem-se as viagens citadinas e as férias junto à água ou costa, ambas com 15%. Os destinos mediterrânicos são sem dúvida os mais populares, com a Espanha a destacar-se em 1º lugar, seguida da Itália, França, Grécia e Portugal.
Quanto à duração das estadias, 33% dos europeus tenciona ficar entre quatro a seis noites e 27% entre sete a nove noites. Só 25% planeia estadias mais longas que 10 noites. Independentemente da duração da viagem, um em cada dois viajantes deverá apanhar um voo para chegar ao seu destino.
Em termos de orçamento, mais de metade dos europeus planeia gastar entre 500€ a 1.500€ (51%).
Apesar de este inquérito ter sido realizado nas primeiras semanas do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, tudo indica que os planos e comportamentos dos viajantes para este verão não estão a ser particularmente afetados pela guerra. Da mesma forma, com o alívio das restrições relativamente ao Covid-19 e os europeus a ajustarem-se a viver com a realidade da pandemia, a retoma do turismo tem sido óbvia.
Contudo, esta conjuntura reforçou o apreço dos europeus por alguns factores de reforço de confiança ao efetuar planos de viagem, como é o caso de políticas de cancelamento flexíveis (14%) e liberdade de restrições (13%).
Apesar de terem bastante certeza quanto aos destinos e datas das viagens, apenas 25% dos inquiridos já têm tudo reservado, o que indica um nível de compromisso financeiro limitado. Os gestores dos alojamentos locais, hotéis e hostels devem, assim, manter uma aposta forte e estar preparados para cativar e acolher viajantes de última hora este verão.
Antes de mais, é crucial que tenha um bom channel manager integrado no software de gestão do seu alojamento. Uma boa estratégia de distribuição, com presença nos principais canais (OTAs), permite-lhe atingir um público muito mais alargado e global, aumentando a captação de hóspedes estrangeiros. No entanto, para que a sua estratégia multi-canal corra de forma fluida e não haja risco de overbooking, uma gestão centralizada e integrada, através de um bom channel manager é incontornável.
Ao mesmo tempo, uma vez que é cada vez mais forte a tendência para as pessoas pesquisarem diretamente os alojamentos que lhes despertam interesse nos canais, não pode ser descurado um canal de vendas direto. Tenha um bom site multi-idioma (pelo menos o inglês é essencial), que represente bem o seu alojamento e a respetiva envolvente. A possibilidade de efetuar reservas diretas , promoções de última hora ou estadias longas e as vendas cruzadas de serviços adicionais são mais valias para cativar o hóspede e diferenciar-se.
Adicionalmente, numa altura em que se prevê um aumento de hóspedes estrangeiros, um processo automatizado de comunicações ao SEF pode ser um poderoso aliado, poupando-lhe muito trabalho e tempo que poderá usar antes a criar uma excepcional estadia para o seu hóspede, garantindo a sua satisfação e fidelização.
Explore todas as funcionalidades do nosso sistema e esclareça as suas dúvidas diretamente com os nossos especialistas.