A época mais baixa do turismo aproxima-se e, com ela, o decréscimo da procura turística é evidente. Neste quadro, as estadias mais longas podem ser a resposta perfeita para que não sinta abruptas oscilações no seu negócio. A questão que se coloca é simples: Como atrair reservas desta natureza?
Os estudos mais recentes apontam para uma tendência crescente de procura de alojamentos que oferecem estadias mais prolongadas, isto porque o mundo e as pessoas mudaram com a pandemia de Covid-19. Se, por um lado, surgem novos conceitos como o workation, o bleisure e os nómadas digitais, por outro, existe uma sede de bem-estar e liberdade por parte da humanidade. Neste enquadramento, a Booking confirma a prevalência de uma maior proporção de reservas para 7 ou mais noites, face ao ano 2019. Também a Airbnb apresenta resultados reveladores nesta matéria. Com base num inquérito efetuado a 7500 pessoas, em cinco países, concluiu que:
As conclusões são claras e esta pode ser uma estratégia assertiva para que possa maximizar a sua taxa de ocupação. A dúvida que persiste é: do que está à espera para explorar este segmento de mercado? A Ynnov apresenta-lhe algumas motivações.
Este tipo de reserva apresenta vantagens e desvantagens, a considerar. Antes de mais, tenha em conta se o licenciamento do seu alojamento lhe permite alojar hóspedes para um período superior a 30 dias. Só assim poderá avaliar a abrangência e a relevância na aplicabilidade de uma estratégia comercial orientada para alojamentos mais prolongados, e decidir se faz sentido orientar a sua energia e os seus recursos para este tipo de oferta. Para o apoiar nesta reflexão, destacamos alguns aspetos, sendo que o mais importante é perceber se esta tendência se adequa ao produto que tem para oferecer.
Vantagens:
● Menor custo e esforço operacional
À priori, as estadias mais prolongadas reduzem a rotatividade dos alojamentos, o que na prática traduz a otimização dos recursos e geram poupanças expressivas. Serviços como receção, limpeza, lavandaria e conservação da propriedade passam a assumir um papel menos proeminente, e se em termos de recursos humanos a rentabilização é notória, também os custos com mercadorias vendidas e matérias consumidas (CMVMC) descem drasticamente, libertando assim maiores margens.
● Excelente estratégia para épocas mais baixas
As estadias prolongadas são um ótimo escudo para o combate à sazonalidade, podendo ser a “arma perfeita” para épocas baixas, em particular. Para além de serem geradoras de receitas mais regulares, permitem que os gestores de alojamento se concentrem no que efetivamente interessa: nos seus hóspedes!
● O cenário ideal para o cross selling
Os hóspedes que permanecem mais tempo numa unidade de alojamento, tendem a requerer mais serviços e comodidades. A primeira boa notícia é que os serviços adicionais podem ser uma ótima maneira de aumentar as suas receitas, sendo possível subcontratar serviços para o efeito ou executá-los diretamente. A segunda, é que a experiência que proporciona aos seus hóspedes é mais rica, o que tem um impacto direto no seu grau de satisfação, feedback e probabilidade de recomendação.
Desvantagens:
● Investimento em comodidades
Para oferecer estadias mais prolongadas, terá de ter em atenção que os seus hóspedes necessitam de mais comodidades do que as habituais. Estas comodidades poderão ser pequenos eletrodomésticos, zonas de estar, um maior espaço para acomodação dos seus pertences, louças e utensílios... Isto pode significar um investimento adicional da sua parte.
● Tarifas mais baixas
As estadias de média e longa duração tornam-se atrativas (e exequíveis para os seus hóspedes) se à tarifa base for aplicado um desconto significativo, pelo que deverá considerar este aspeto e o impacto que estas tarifas possam gerar no seu ADR.
● Cancelamentos com maior impacto
O cancelamento de uma reserva mais longa, traduz-se num verdadeiro “buraco” no seu mapa de reservas. Existe sempre a possibilidade de diminuir o risco com a aplicação de políticas de cancelamento mais rígidas, mas a flexibilidade de cancelamento é um fator decisivo para grande parte dos turistas. Neste campo, vença pelo equilíbrio nas suas opções.
O sonho de qualquer gestor de alojamentos é, efetivamente, atrair os turistas que lhe geram um maior retorno (idealmente, com um menor esforço). Apesar da "ciência da distribuição" estar altamente avançada, o certo é que existem variáveis impossíveis de controlar. A previsão da receita adicional que um hóspede poderá gerar é uma delas! O incremento de receita numa reserva pode ser, na medida do possível, estimulado em fase de pré-estadia, mas também poderá acontecer apenas localmente. Portanto: reservas diretas, prolongadas, com serviços predefinidos e pagos e a preços constantes seriam ouro sobre azul, mas não deixam de ser uma pura utopia. Nesta medida, sabendo apenas a propensão destes segmentos para a aquisição de serviços extras e na expetativa que se aproxime da combinação perfeita para a maximização das suas taxas de ocupação e lucros, sugerimos que invista nos 3 C´s (comodidades, comunicação e canais de distribuição ) e torne o seu alojamento num local apetecível para acomodar, de forma prolongada, este tipo de turistas.
● Comodidades
Faça da sua casa um verdadeiro lar para os seus hóspedes. Quanto mais comodidades oferecer, melhor! Tenha igualmente em conta que grande parte destes turistas poderão vir com intenção de trabalhar a partir da sua unidade de alojamento. Assim sendo, para além das infraestruturas básicas como uma secretária e um serviço fiável de internet, preveja a possibilidade de disponibilizar serviços de impressão, receção e envio de correspondência e encomendas. E porque não um business center? Adicionalmente, valorize as necessidades subjacentes às estadias mais prolongadas, providenciando serviços úteis para o quotidiano das pessoas, como por exemplo: serviços de limpeza a pedido (e em horários convenientes), serviços de lavandaria (que inclua a lavagem de roupas pessoais), serviços regulares de informação multi-idioma e a possibilidade de aquisição direta de serviços complementares. Neste campo, sugerimos que estabeleça parcerias com empresas locais e opere em rede, numa perspetiva win/win/win (win alojamento x win parceiro x win hóspede). Os melhores exemplos de networking passam pela integração de parcerias com ginásios, empresas de transportes, lugares de estacionamento, serviços take-away, entre outros.
● Comunicação
Estando estruturalmente preparado para receber hóspedes com preferências e necessidades adequadas à duração da sua estadia, comunique! Adote uma estratégia de comunicação transversal e incisiva, que evidencie a sua oferta e as valências da sua unidade para esta modalidade de alojamento. Promova programas e tarifas especiais e incentive a partilha de experiências dos seus clientes e parceiros. Neste campo, as redes sociais afiguram-se como uma ferramenta poderosa para chegar a este segmento de mercado. Tenha informação completa, estruturada e multi-idioma no seu website e não se esqueça de mapear detalhadamente as suas comodidades e serviços adicionais no seu motor de reservas .
● Canais de Distribuição
Por fim, selecione canais de distribuição especializados para este target (como o nosso parceiro HousingAnywhere ) e otimize as suas tarifas com descontos e condições específicas inerentes a estadias prolongadas. Referencie exaustivamente as comodidades dos seus alojamentos e abuse na demonstração visual de todos os seus serviços. Comunique e atraia estadias mais longas para o seu alojamento!
Pode consultar os estudos completos nas páginas do Airbnb e Booking .
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