Ynnov | Prós e contras do recurso às OTAS

Prós & Contras: OTAs

27/03/2024
YnnovPrós & Contras

Descubra todos os Prós & Contras das OTAs e descubra como pode maximizar os seus benefícios, ao mesmo tempo que diminui a sua dependência. Potencie a sua visibilidade, simplifique reservas e supere desafios.

No setor do alojamento, proprietários e gestores procuram constantemente estratégias eficazes para maximizar a visibilidade do seu alojamento, a sua taxa de ocupação e as suas receitas. As Online Travel Agencies (OTAs), também conhecidas como canais de distribuição, são uma poderosa ferramenta, proporcionando plataformas onde anfitriões apresentam as suas propriedades e as suas ofertas a uma audiência global.

No entanto, como em qualquer estratégia de negócios, depender das OTAs apresenta um conjunto de Prós & Contras que devem ser, cuidadosamente, tidos em conta. Neste artigo, iremos explorar todas as vantagens e desvantagens associadas à utilização das OTAs e partilhar algumas linhas orientadoras, para que os profissionais deste setor possam tomar decisões informadas.

  • O que são as OTAs?
  • Vantagens de utilizar OTAs
  • Desvantagens de utilizar OTAs
  • 3 dicas para maximizar os benefícios das OTAs
  • Conclusão

O que são as OTAs?

As Agências de Viagens Online, ou OTAs (Online Travel Agencies), são empresas que facilitam a reserva dos mais diversos serviços de viagens e alojamento através da Internet. Estas agências operam através de plataformas online onde os seus utilizadores podem procurar e reservar os mais diversos serviços (como voos, hotéis, automóveis, pacotes de férias, entre vários outros).

No setor do alojamento, as OTAs tornaram-se cada vez mais populares devido à conveniência que conferem aos proprietários de alojamentos, bem como ao vasto alcance que têm. Por serem empresas conhecidas um pouco por todo o mundo, e por terem milhões de utilizadores espalhados pelos quatro cantos, para proprietários e gestores de alojamento esta é uma excelente oportunidade de apresentarem as suas propriedades a mercados cada vez mais vastos.

Atualmente, proprietários e gestores de alojamento optam por divulgar os seus alojamentos em algumas das plataformas mais reconhecidas no mercado, como o Booking.com, o AirBnB ou Expedia. Estas plataformas ajudam proprietários e gestores de alojamento a chegar a um público cada vez mais elevado, em troca de comissões por reserva que podem ascender a percentagens bastante altas. Desta forma, depender totalmente das reservas provenientes destes canais poderá não ser a melhor estratégia, se pretende rentabilizar ao máximo o seu alojamento e potenciar a sua receita.

Neste contexto, torna-se imperativo, para proprietários e gestores de alojamento, conhecer todos os Prós & Contras das OTAs e descobrir também como podem recorrer a elas, sem depender totalmente delas.

Ynnov | Vantagens de utilizar OTAs

Vantagens de utilizar OTAs

Explorar o universo da OTAs, abre um grande leque de possibilidades para proprietários e gestores de alojamento. Neste ponto, iremos explorar todas as vantagens que estão associadas à publicitação de propriedades nos canais de divulgação online. Desde a exposição global, até a processos de reserva simplificados, descubra como as OTAs podem elevar o seu alojamento a novos patamares.

Aumento da Visibilidade e Exposição

  • Alcance global: As OTAs funcionam como uma porta de entrada para uma vasta audiência global. Ao apresentar as suas propriedades em plataformas que permitem reservas online, estará a alcançar um mercado diversificado, atingindo potenciais hóspedes dos mais variados lugares do mundo.
  • Oportunidades para marketing segmentado: Algumas OTAs já têm ferramentas que permitem a proprietários e gestores de alojamento, segmentar o seu público-alvo, com base nas suas características demográficas, preferências e comportamentos. Este direcionamento preciso aumenta a probabilidade de direcionar o público certo para uma determinada propriedade.

Processo de reserva simplificado

  • Plataformas de fácil utilização: As OTAs dispõem de plataformas de reservas intuitivas e de fácil utilização, tornando conveniente para os hóspedes a tarefa de procurar, comparar e reservar alojamentos. A facilidade de uso incentiva reservas espontâneas e aumenta a taxa global de conversão.
  • Gestão simplificada das reservas: Trabalhar com as OTAs permite-lhe centralizar toda a sua operação num channel manager que passa a gerir, de forma eficiente, as suas reservas, disponibilidade e cancelamentos. Esta gestão centralizada de reservas reduz drasticamente o risco de overbooking e simplifica aspetos operacionais da gestão de uma propriedade. Conheça o Channel Manager Ynnov.

Estratégias de preços competitivas

  • Estratégia de preços: As OTAs permitem-lhe fazer um acompanhamento dos preços praticados pela sua concorrência ao longo do ano, na época alta ou em eventos especiais da sua localidade. Ao acompanhar a flutuação de preços do mercado, consegue definir, de forma mais eficaz, a estratégia de preços para o seu próprio alojamento e maximizar a sua rentabilidade.
  • Ofertas especiais e descontos: Nos mais diversos canais tem a possibilidade de criar promoções especiais, descontos e pacotes. Estes incentivos podem atrair viajantes conscientes e incentivar reservas repetidas.

Acesso a informações valiosas sobre os hóspedes

  • Avaliações e classificações: As OTAs funcionam também como plataformas onde os hóspedes podem deixar as suas avaliações e classificações. Este feedback fornece informações valiosas sobre a satisfação dos hóspedes, permitindo que os profissionais do alojamento identifiquem pontos fortes, abordem os seus pontos menos conseguidos e melhorem a experiência global do hóspede.
  • Análise de dados para a tomada de decisões: Os dados recolhidos através das OTAs (e depois enviados para o channel manager) podem ser analisados para obter uma maior compreensão das tendências de mercado, preferências dos hóspedes e padrões de reservas. Esta abordagem analítica capacita proprietários e gestores de alojamento para a tomada de decisões informadas em relação a preços, campanhas de marketing e sobre a necessidade de melhorias no serviço. Saiba mais sobre o menu de Estatísticas da Ynnov.
Ynnov | Desvantagens de utilizar OTAs

Desvantagens de utilizar OTAs

Embora as Online Travel Agencies ofereçam uma porta de entrada para um público-alvo extremamente vasto e diverso, os proprietários e gestores de alojamento devem ter também em consideração as desvantagens de utilizar estas plataformas e os riscos que estão inerentes à sua dependência. Desde elevadas taxas de comissão, até aos desafios na construção de marca devem-se analisar todas as desvantagens da recorrência a estas plataformas.

Elevadas taxas de comissão

  • Impacto nas margens de lucro: Umas das desvantagens mais significativas da dependência das OTAs são as elevadas taxas de comissão por reserva que cobram. Embora o aumento de reservas possa parecer benéfico, os cortes substanciais de comissões podem impactar, de forma significativa, as margens de lucro dos profissionais de alojamento.
  • Análise do custo-benefício: Proprietários e gestores de alojamento devem realizar, de forma regular, uma análise do custo benefício para determinar o impacto financeiro das comissões das OTAs. Esta análise deve ter em consideração o aumento nas reservas em comparação com as taxas de comissão pagas.

Controlo limitado sobre a sua marca

  • Padronização dos anúncios: As OTAs, por norma, possuem modelos padronizados para listagens de propriedades, limitando a capacidade de poder destacar a sua propriedade com a identidade da sua marca. Isto pode resultar numa falta de diferenciação entre concorrentes.
  • Desafios na diferenciação: Devido à uniformização dos anúncios nas diferentes OTAs, pode ser desafiador diferenciar as suas propriedades com base na personalidade da sua marca, ofertas únicas ou características distintivas. Esta limitação, prejudica o desenvolvimento de uma presença de marca forte.

Dependência e vulnerabilidade

  • Risco de saturação do mercado: Depender exclusivamente das OTAs pode levar a uma vulnerabilidade no que diz respeito à saturação de mercado. As propriedades podem acabar por ficar perdidas no meio do grande número de anúncios de propriedades concorrentes, tornando difícil para os anfitriões destacarem-se e atrair reservas.
  • Exposição e mudança nas políticas internas: As OTAs atualizam, de forma frequente, as suas políticas e algoritmos, afetando a classificação e exibição das propriedades. Ao ter anúncios nestes plataformas, fica à mercê dessas mudanças que afetam a sua visibilidade e as suas reservas.
Ynnov | 3 dicas para maximizar os benefícios das OTAs

3 dicas para maximizar os benefícios das OTAs

À medida que o setor do alojamento evolui, proprietários e gestores dividem-se entre as estratégias a aplicar para aproveitar ao máximo todas as funcionalidades das OTAs e formas de diminuir o seu impacto. Neste ponto, iremos apresentar 3 dicas para maximizar os benefícios das OTAs para que possa prosperar e rentabilizar a sua presença nos mais diversos canais.

Utilização das OTAs como ferramentas de marketing

  • Saiba onde estar presente: Crie uma lista com os canais que melhor se adequam ao seu objetivo (público-alvo, tipo de alojamento, segmento de mercado) e trabalhe com essas OTAs. De nada serve estar presente em diversas plataformas se não está a atingir o público-alvo que pretende.
  • Faça proveito das oportunidades de publicidade únicas das OTAs: Explore oportunidades de publicidade oferecidas pelas OTAs para aumentar a visibilidade dos seus alojamentos. Investir em posições patrocinadas ou promoções em destaque pode impulsionar a visibilidade de uma propriedade e atrair mais reservas.

Construa uma presença online forte

  • Invista no desenvolvimento de um website próprio: Tenha um website próprio, de fácil utilização, que complemente os anúncios que tem disponíveis nos canais e lhe permita receber reservas diretas. Assim, poderá tirar partido daquilo que é conhecido como o efeito "Billboard", um fenómeno segundo o qual os alojamentos ou propriedades que têm anúncios listados nas principais OTAs verificam um aumento considerável no número de reservas diretas. Sabia que pode dispor de um website com a Ynnov? Conheça o nosso template modelo de website.
  • Incentive as reservas através do seu motor de reservas: Incentive os hóspedes a reservar diretamente através do seu motor de reservas, oferecendo incentivos exclusivos, como descontos, upgrade de quarto ou amenidades adicionais. Destaque os benefícios das reservas diretas nas suas campanhas de marketing. Saiba mais sobre o nosso módulo de motor de reservas.

Implemente uma estratégia de distribuição diversificada:

  • Privilegie o equilíbrio entre reservas por OTAs e diretas: Adote uma abordagem equilibrada na distribuição, diversificando os canais. Ao aproveitar as OTAs para um alcance mais rápido, concentre-se simultaneamente em impulsionar as reservas diretas desenvolvendo estratégias de marketing direcionadas.
  • Explore OTAs de nicho e plataformas regionais: Explore OTAs de nicho e plataformas regionais que atendam públicos ou mercados específicos. Participar dessas plataformas pode proporcionar exposição adicional a um público-alvo específico.

Conclusão

Ao optar por estar presente nas OTAs, deve ter em consideração todos os Prós & Contras associados a estas plataformas. Embora as OTAs ofereçam um aumento da visibilidade, bem como processos de reserva simplificados e informações importantes sobre os hóspedes, deve sempre estar ciente das elevadas taxas e comissões, do controlo limitado sobre a identidade da sua marca e do risco de exclusiva dependência das OTAs.

A chave está em adotar uma abordagem equilibrada, utilizando as OTAs como ferramenta de marketing enquanto que, simultaneamente, dispõe de um canal de reservas direto robusto. Ao implementar estratégias para maximizar os benefícios das OTAs diversificando estratégias de distribuição, proprietários e gestores de alojamento podem prosperar no complexo cenário das OTAs e promover o seu alojamento a longo prazo.




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